A inserção de cadeiras clássicas dá um toque mais elegante à sala contemporânea, como neste projeto acima executado pela designer de interiores Laura Santos
Mesclar estilos para decorar o lar já é uma máxima no décor. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma decoração que seja, por exemplo, completamente contemporânea ou inteiramente retrô. Isso porque o mix de tendências ajuda a criar um estilo próprio e, por isso, é cada vez mais usado pelos arquitetos e designers para fazer composições que sejam únicas para seus clientes.
De todas as mesclas de estilos que existem uma em especial é sempre muito requisitada: o clássico com o contemporâneo. Inserido em um projeto atual, o móvel clássico ajuda a valorizar e harmonizar o ambiente, e pode ser o destaque do espaço.
A designer de interiores Laura Santos é adepta deste recurso e explica o motivo disso: “A mistura de móveis de épocas diferentes faz do ambiente um local sofisticado e pessoal. Os clássicos vão dar a personalidade que os espaços precisam. Os contemporâneos carregam a tecnologia e a tendência atual de decoração. Cadeiras e chaises clássicas, por exemplo, ficam lindas em um espaço contemporâneo”, explica.
Neste projeto executado pela arquiteta Adriana Morávia e pela designer Alessandra Morávia a clássica cristaleira, acervo da cliente, foi inserida na decoração contemporânea
A arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia & Arquitetura Interiores, explica como deve ser feito essa mistura. “ A combinação pode ser sutil, inserindo uma peça clássica em um ambiente todo contemporâneo. Agora, se a intenção do projeto é criar uma ambientação mais clean, muitas vezes o móvel antigo, de madeira escura, pode não combinar e deve ser evitado”, ressalta a profissional.
Ao fazer combinações, é preciso levar em conta o gosto dos clientes, a escolha dos materiais, a quantidade dos elementos a serem inseridos e o estilo do projeto como um todo.
Vale ressaltar que o equilíbrio é fundamental ao mesclar elementos clássicos com um projeto contemporâneo, a fim de conferir leveza ao ambiente. A combinação traz personalidade e exclusividade à casa, especialmente quando peças antigas, que às vezes são herança de família, são inseridas do projeto.