Giorgio Armani completa 90 anos nesta quinta-feira (11), marcando quase cinco décadas dedicadas à moda. O italiano quase se tornou médico, mas abandonou os estudos da profissão no fina0l dos anos 1950 para trabalhar como vitrinista em uma loja. Esta mudança o levou a se tornar vendedor do setor masculino, onde se familiarizou com também com o marketing. Na metade da década de 1960, Armani começou a criar roupas para homens na empresa de Nino Cerruti.
Em 1975, Giorgio Armani fundou sua própria marca, que se expandiu em labels como Emporio Armani e Armani Exchange. Conhecido por sua alfaiataria impecável, ele foi pioneiro na moda masculina, desconstruindo o terno tradicional para criar uma versão sofisticada e despojada, adaptada à Itália moderna. Seus designs são caracterizados por cortes amplos e fluidos, e uma paleta de cores neutras, incluindo variações de cinza, bege, azul e preto.
Para além das passarelas
Além de coleções e desfiles memoráveis, Armani também se destacou no cinema, contribuindo com figurinos para mais de 200 filmes, como “Gigolô Americano” (1980), “Os Intocáveis” (1987) e “O Lobo de Wall Street” (2013). Ele também revolucionou os tapetes vermelhos de Hollywood, começando com Diane Keaton no Oscar de 1978 e criando momentos icônicos como Julia Roberts de terno e gravata em 1990.
Legado
Com um império avaliado em US$ 11,9 bilhões, Giorgio expandiu sua atuação para além da alta-costura com a Armani Privé e do ready-to-wear com Giorgio Armani, entrando nos segmentos de homewear com a Armani Casa e no universo hoteleiro com o Hotel Armani em Milão e Dubai. Etiquetas como Emporio Armani, A|X Armani Exchange e Armani Jeans complementam seu legado.
Aos 90 anos, Armani continua ativo como presidente, diretor executivo e diretor criativo de sua empresa. Recentemente, a grife apresentou a coleção masculina de primavera/verão 2025 em Milão e a de alta-costura em Paris. A próxima apresentação será a linha feminina de primavera/verão 2025, programada para ocorrer fora do calendário da semana de moda, em Nova York, no dia 17 de outubro.