Por: Adan Neto
A moda brasileira ganha cada vez mais visibilidade com grandes talentos da indústria do país. Um exemplo disso é o estilista gaúcho João Maraschin, que estreou na Copenhagen Fashion Week, uma das semanas de moda mais vanguardistas, com uma coleção inovadora de Verão 2025.
Nomeada “Roadtrip”, a coleção é fruto do último trabalho de Maraschin na São Paulo Fashion Week, em novembro de 2023. A linha editorial da coleção valoriza o trabalho manual nas vestimentas, combinando-o com estruturas e stylings modernos.
Peças tradicionais, como terninhos, ganham novas cores e texturas, assumindo uma abordagem urbana do street wear. A transparência, presente por meio de trançados, confere um tom sensual à coleção. O verão apresentado por João não é típico do Brasil; o estilista traz peças que culturalmente não são utilizadas durante a estação no país. A diversidade e tropicalidade aparecem nas cores, texturas, diferentes tecidos e estampas dos looks.
Maraschin, natural de Porto Alegre, está há mais de seis anos na Inglaterra trabalhando com moda. Com um currículo de peso, incluindo nomes como Gucci e McQueen, o designer se mantém fiel às suas raízes, representando o potencial artesanal e amplo da moda brasileira. Nos próximos meses, a marca estreia showrooms exclusivos em Paris e Milão e retorna à SPFW em outubro para continuar seu legado.