O documentário Ascensão e Queda – John Galliano, sobre um dos estilistas mais importantes e controversos da história da moda, dirigido pelo vencedor do Oscar Kevin Macdonald (Whitney, Marley), chega aos cinemas brasileiros em março.
Galliano vestiu os homens e mulheres durante quinze anos na Givenchy e na Dior. E foi amplamente reconhecido como um dos designers de moda mais bem-sucedidos das décadas de 1990 e 2000. Sua carreira, porém, terminou bruscamente quando ele foi flagrado por uma câmera em 2011, do lado de fora do Café La Perle, em Paris, lançando insultos antissemitas para pessoas próximas de onde estava.
O potente documentário registra a carreira de Galliano desde que ele era um estudante de moda na universidade Central Saintt Martins, em Londres, até tornar-se o diretor criativo de uma das maiores marcas de moda do mundo. Também revela de forma honesta sua luta contra o vício em drogas e as pressões da indústria enfrentadas por ele ao longo do caminho.
Com imagens de arquivo dos incríveis desfiles de alta costura e alta moda da época, longas entrevistas com o próprio Galliano, e conversas com Naomi Campbell, Kate Moss, Penélope Cruz, Charlize Theron, Anna Wintour, Edward Enninful, entre outros, esse retrato detalhista de Galliano confronta a cultura de trabalho tóxica por trás da indústria da moda.
Ascensão e Queda – John Galliano
O filme é produzido por Chloe Mamelok (The Rescue) e Kevin Macdonald, por meio de sua produtora, a KGB Films, em associação com Condé Nast Entertainment. O editor, Avdhesh Mohla (Sachin: A Billion Dreams, Billie, O Estripador), recebeu uma indicação para Melhor Edição, no British Independet Film Awards de 2023, pelo filme. A trilha sonora é composta pelo indicado à premiação Ivor Novello Tom Hodge (O Mauritano, McMafia). E os diretores de fotografia do documentário são David Harriman, a indicada ao BIFA 2021 Magda Kowalczyk (Cow, Last Song from Kabul), o indicado ao César Award (1988, 2003, 2007) Patrick Blossier e Nelson Hume (Whitney).
No Brasil, a MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, se une à O2 Play, distribuidora do grupo O2, para lançar o documentário nos cinemas.