
Nesta quinta-feira (10), a marca baiana Dendezeiro desfilou sua nova coleção na São Paulo Fashion Week. Intitulada “Brasiliano 2: A Puxada pro Norte”, a coleção integra o projeto de resgate e reinvenção da identidade brasileira na moda. As peças foram inspiradas em símbolos culturais da região norte do país, bem como elementos da fauna e flora amazonense.
A coleção se destaca pelo uso de tons terrosos, peças de modelagens amplas e referências à pesca e à fauna regional. Por meio de frases emblemáticas estampadas em camisetas e da impressão de desenhos de peixes típicos da região, as peças abordaram mensagem culturais e simbólicas.
“Esse desfile é uma celebração ao Norte, é o olhar de dois estilistas nordestinos apaixonados pelo Brasil e em contar sua história celebrando o que há de mais rico no nosso país. Nossa junção de sucesso é conectar a grandiosa força, luta e coragem do nosso passado, com a potência do nosso presente para reinventar um futuro em que as pessoas possam ver o Brasil e o brasileiro pela grande potência que nós somos”, revela Hisan Silva, diretor criativo e um dos fundadores da marca.
As peças foram apresentadas em diferentes propostas, variando desde abordagens clássicas da alfaiataria até modelagens descontruídas, que conquistam o público mais jovem. Couro, xadrez, tons esverdeados, minissaias e o artesanal foram os pontos altos do desfile, que resultou em uma coleção moderna e rica em referências culturais.


