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<span>As Cataratas do Iguaçu estão entre as 28 candidaturas selecionadas para participar da grande final da eleição mundial das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado, anunciado nesta terça-feira (21) pela Fundação New 7 Wonders, levou em conta o voto dos internautas e a opinião de um grupo de sete especialistas, que analisou uma série de quesitos como legado histórico e relevância ambiental, além da beleza dos locais.</span></p>
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<span>O voto dos internautas serviu para indicar as 77 candidaturas pré-classificadas para a final, entre as quais os especialistas da Fundação New 7 Wonders apontaram as 28 finalistas. Na relação de sÃtios selecionados para a final estão onze da Ãsia, sete das Américas, cinco da Europa, três da Oceania e dois da Ãfrica.</span></p>
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<span>Além das Cataratas do Iguaçu, somente uma queda d’água avançou à finalÃssima: o Salto Angel, localizado na Venezuela. Já representando o Brasil, há duas candidaturas: as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE), que integrava o top-77, foi eliminado.</span></p>
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<span>Com as finalistas definidas, a votação para eleger as Novas Sete Maravilhas da Natureza foi reaberta nesta terça-feira no endereço <a href="http://www.new7wonders.com/"><span>www.new7wonders.com</span></a>. Quem votou nas fases anteriores pode votar novamente. A terceira e última etapa da disputa irá se estender até 2011, quando serão conhecidos os sÃtios vencedores. Segundo a Fundação New 7 Wonders, são esperados mais de 1 bilhão de votos.</span></p>
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<span>O comitê Brasil-Argentina de Apoio à s Cataratas do Iguaçu comemorou o resultado e já pensa em uma estratégia para levar as quedas à vitória. “TÃnhamos certeza que passarÃamos para a fase final, pois fizemos a melhor campanha, a mais criativa, elogiada e destacada, diversas vezes, até mesmo pela Fundação New 7 Wonders, organizadora da competição. Fizemos tudo o que podia ser feito e nosso esforço foi recompensado”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu Binacional.</span></p>
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<span>Ainda nesta terça-feira, o comitê estará reunido para definir o planejamento da sequência da eleição. “Com o apoio voluntário dos principais veÃculos de comunicação do Paraná, conseguimos uma mobilização inédita da opinião pública para votar pelas Cataratas do Iguaçu. Vencemos o primeiro desafio. E, agora, vamos trabalhar para colocar as Cataratas entre as sete novas maravilhas”, assegura Piolla.</span></p>
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<span>Uma das primeiras ações a serem colocadas em prática pelo comitê é mobilizar quem já votou nas Cataratas do Iguaçu nas etapas anteriores. “Vamos aproveitar o nosso banco de dados de internautas que participaram de promoções do <a href="http://www.votecataratas.com/"><span>VoteCataratas.com</span></a> e convida-los a votar mais uma vez”, revela Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo. Outra linha de ação será dar visibilidade à campanha no exterior, com o engajamento dos argentinos.</span></p>
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<span>Antes mesmo do resultado final, porém, as Cataratas do Iguaçu e a cidade de Foz do Iguaçu já devem notar o reflexo de integrar a relação de 28 finalistas. Segundo o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, a competição colocará a região trinacional em evidência ao longo dos próximos dois anos, e a expectativa é que isso se reflita no número de visitantes.</span></p>
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<span>“A eleição nos dará visibilidade e vai nos render uma mÃdia espontânea excepcional. Tenho certeza que a beleza das Cataratas irá rodar o mundo por meio da Internet, com reflexo direto no número de turistas em visita à nossa cidade”, aposta o secretário.</span></p>
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<b style="mso-bidi-font-weight: normal"><span>A eleição </span></b><span>– A eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza teve inÃcio em dezembro de 2007, envolvendo mais de 440 atrações de 220 paÃses. Entre os especialistas que selecionaram as finalistas estão o ex-diretor-geral da Unesco Federico Mayor Zaragoza e o ambientalista Rex Weyler, co-fundador do Greenpeace Internacional.</span></p>
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<span>Eles avaliaram a beleza das candidatas; sua relevância ambiental (o nÃvel de preservação); o legado histórico (relação da comunidade eou povos indÃgenas com o local); e a localização geográfica (entre as finalistas há atrações de todos os continentes).</span></p>

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