Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Mesa posta pode ser ótimo presente para o Dia das Mães

Especialista Annuska Mendes ensina a montar uma charmosa mesa para celebrar a data
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Renda Renascença, louças em porcelanas brancas com dourado, faqueiro, taças e peças decorativas compõem a mesa (Foto: Virgínia Brandão)

Neste Dia das Mães, a recomendação dos órgãos de saúde é manter o distanciamento social e promover encontros limitados a poucas pessoas, seguindo rigorosamente os padrões de segurança e prevenção contra o coronavírus. Para os filhos que ainda vivem com suas mães, a mesa posta é uma ótima dica de presente, que certamente pode encher os olhos e convidar para um momento de confraternização e aconchego. A mesa posta, como é chamada a organização de elementos como pratos, talheres e copos, cria cenários agradáveis e estimula o momento da refeição em família. Por causa da pandemia e de novos hábitos forçados pelo isolamento social, as pessoas passam mais tempo em casa e acabam redescobrindo o prazer de se alimentar e promover um ambiente que valorize esses momentos.

A combinação de requinte visual e bom gosto não chama a atenção apenas do olhar, mas também contribui para despertar o paladar. A decoradora Annuska Mendes, uma das profissionais de destaque do segmento em Goiás, relata um aumento considerável na procura pela mesa posta nos últimos meses e afirma que é um presente ideal para o Dia das Mães.

“Perdeu-se muito o hábito de sentar à mesa, mas a pandemia teve esse lado de humanizar as relações e trazer as famílias para se reunirem dentro das casas. Com esse movimento retornando, a mesa posta ganha destaque por trazer esse sentimento, de cuidado, de bem-estar”, afirma Annuska que é fiel ao ditado popular que diz que “a gente come com os olhos.” “Os elementos colocados de maneira correta e harmoniosa ajudam a valorizar os alimentos e despertam emoções, criando o cardápio perfeito para saborear o momento e aproveitar uma data tão especial quanto esta”, diz.

A convite da OM Incorporadora e da City Soluções Urbanas, Annuska ficou responsável pela nova proposta de mesa posta do apartamento decorado do Blanc Casa Design, edifício com mais de 144 metros de altura em construção no Setor Bueno. Ela preparou um trabalho que destaca as flores e os detalhes em dourado, além da renda Renascença. Conceitos que, segundo Annuska, garantem o sucesso da mesa posta em ocasiões especiais e ambientes sofisticados.

Tendências

Segundo Annuska, o importante é que as peças consigam transmitir a personalidade e os valores da família e da casa. Ela conta que procura é cada vez maior pelas peças únicas e os trabalhos artesanais, que conferem um aspecto de personalização e exclusividade. Por isso, a tradicional renda Renascença, técnica de bordado surgida na Itália, no século XVI, está com a popularidade em alta. Além disso, a utilização de materiais sustentáveis vem ganhando mais adeptos, e há inclusive profissionais especializados na restauração de peças, o que permite a reincorporação de itens antigos nas composições atuais.

“A procura por peças feitas à mão está em alta, porque elas trazem uma riqueza maior de detalhes e também podem expressar valores e conceitos. A criação de uma peça artesanal é algo complexo, e isso também vai ao encontro da questão da sustentabilidade, do processo de produção e dos materiais utilizados. As pessoas valorizam peças que vão durar muito tempo, para manter uma tradição dentro da família. As peças contam histórias, e por isso é importante que elas consigam agregar essas memórias e sentimentos”, avalia.

“A ideia para o Blanc é usar o estilo clássico com um toque de modernidade. Para isso, usamos um jogo americano branco e louça de porcelana fina com detalhes dourados, que trazem esse toque de modernidade. Além disso, o uso de flores naturais e coloridas, vai casar com esse estilo clássico e moderno ao mesmo tempo. Uma regra importante para qualquer situação é usar flores naturais. Jamais flores artificiais. Uma mesa sofisticada e elegante se transforma com flores naturais. Também é válido dar preferência por toalhas de mesa ou jogos em tons neutros, o que possibilita o uso de cores nos detalhes”, destaca a decoradora.

Mesa posta não é exclusividade de ambientes luxuosos

Annuska garante que, mesmo quando não há condições para se gastar com adornos e louças mais sofisticadas, também há alternativas para elaborar uma bela decoração para este Dia das Mães. Segundo ela, elementos básicos podem fazer muita diferença na criação de um espaço mais aconchegante. Além disso, as pessoas também devem acabar com a ideia de que as louças mais caras e valiosas da casa, que muitas vezes passam de geração em geração, devem ser utilizadas apenas para ocasiões especiais.

“A dica para casas mais simples é usar muitas flores naturais. As flores trazem harmonia, energia boa, delicadeza. Então se você tiver uma louça, uma taça, talheres e um vaso de flores já tem condições de montar uma mesa e de desfrutar de uma boa decoração. Além disso, as pessoas também devem acabar com a ideia de que as louças mais caras e valiosas da casa, que muitas vezes passam de geração em geração, devem ser utilizadas apenas para ocasiões especiais.

“Podemos tornar hábito a utilização daquela louça que a gente deixa guardada. Não precisa ser todo dia, mas uma vez por semana, por exemplo. Todos os momentos podem ser momentos memoráveis e inesquecíveis”, aconselha Annuska, ao reforçar que a mesa posta traz esse sentimento de união, de convivência.

Outra dica da especialista para ampliar a presença da mesa posta é recorrer a esse tipo de decoração mesmo sem companhia, ideal para as mamães que vão passar a data longe dos filhos. Ao contrário do que afirma o imaginário coletivo, que associa a mesa posta a grandes jantares ou reuniões de família, Annuska garante que momentos solitários também podem se beneficiar de uma boa apresentação, o que também pode trazer mais alegria ao dia a dia de pessoas que estão se isolando sem companhia durante a pandemia.

“Uma mesa posta também pode ser pensada de forma individual. Colocar um vaso com flores e dispor os talheres da maneira correta já são suficientes para despertar um momento mais prazeroso. Mesmo as pessoas que moram sozinhas podem fazer isso, colocar um pouco de charme no momento de se alimentar. A mesa posta traz alegria e afetividade na hora de reunir pessoas, mas também faz bem para quem não tem companhia mas quer fazer deste um momento especial, todo seu”, afirma Annuska.

(Foto: Virgínia Brandão)
(Foto: Virgínia Brandão)