Zelo 53 – Acesse

Goiânia conquista prêmio mundial por inovação no transporte coletivo

Capital goiana vence o UITP Awards 2026, principal premiação internacional do setor, com projeto que utiliza inteligência artificial para priorizar ônibus e reduzir o tempo de viagem
Transporte coletivo em Goiânia
(Foto: Joabe Mendonça)
Transporte coletivo em Goiânia
(Foto: Joabe Mendonça)

Goiânia conquistou o primeiro lugar no UITP Awards 2026, considerada a principal premiação internacional do transporte coletivo. O projeto Nova Mobilidade: Uma Transformação Centrada no Cidadão na Região Metropolitana de Goiânia venceu a categoria Experiência do Cliente e Mudança Modal, superando iniciativas da Austrália e do México.

O reconhecimento destaca os investimentos da Prefeitura de Goiânia e do Governo de Goiás na modernização da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), especialmente a implantação da metronização dos corredores de ônibus. Pioneira no mundo, a metronização utiliza inteligência artificial, semáforos inteligentes e monitoramento em tempo real para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos. Atualmente, o sistema opera no corredor BRT Leste-Oeste e na integração com o corredor Norte-Sul.

A operação envolve 65 semáforos inteligentes, quase 200 equipamentos conectados à Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), câmeras de alta definição, GPS em tempo real, botoeiras sonoras e sistemas que mantêm a operação mesmo durante interrupções no fornecimento de energia. Os resultados já aparecem na operação do transporte coletivo. A velocidade média dos ônibus passou de aproximadamente 15 km/h para até 23 km/h, um ganho operacional próximo de 40%.

O número de paradas em semáforos caiu de cerca de 16 para apenas quatro por percurso, enquanto os coletivos recebem sinal verde em mais de 90% dos cruzamentos. “A metronização permite que o transporte coletivo tenha prioridade de forma inteligente. Esse reconhecimento confirma que Goiânia está entre as cidades mais inovadoras do mundo em mobilidade urbana”, afirma o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Expansão e investimento

Além da metronização, o prêmio reconheceu iniciativas como renovação da frota, eletrificação do sistema, melhoria da infraestrutura e investimentos em tecnologia. A Prefeitura informa que investe cerca de R$ 250 milhões por ano no transporte coletivo e já prevê a expansão do sistema metronizado até o Terminal Padre Pelágio e para novos trechos do corredor Norte-Sul.

Para o prefeito Sandro Mabel, a premiação confirma os avanços da mobilidade na capital. “Esse prêmio mostra que Goiânia está no caminho certo. É a confirmação de que estamos melhorando a vida de quem depende do transporte coletivo todos os dias.”

Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o prêmio reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade e melhoria da experiência dos passageiros. Com a conquista, Goiânia passa a integrar o grupo de cidades referência mundial em mobilidade urbana.

Com a conquista, Goiânia passa a integrar o grupo de cidades consideradas referência mundial em mobilidade urbana, ao lado de projetos desenvolvidos em países como China, Itália, Índia, Austrália, Estados Unidos, Colômbia, México e Taiwan.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.