Tesouro (à esquerda), monumento mais famoso de Petra, e Siq (à direita), corredor de desfiladeiros que leva à entrada para a cidade de Petra
Petra, na Jordânia, comemora os 200 anos de sua redescoberta pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt no festival de música local “Celebration of Petra”, que ocorre de 20 a 22 de agosto. Dentre os artistas e grupos participantes da comemoração musical estão o cantor Omar Al Abdalat, popular na Jordânia e também nos outros países de cultura muçulmana; o grupo musical Tareq Al Nassar; e a banda das Forças Armadas Jordanianas.
Nos dois primeiros dias, as apresentações começam às 19h e vão até as 23h. No último dia, o show ocorre das 21h às 22h30. Veja a programação completa aqui.
Considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo, Petra atrai viajantes do mundo todo e revela a arquitetura magnífica esculpida pelos nabateus nas faces das rochas há mais de 2 mil anos.
A entrada para a cidade é feita pelo “Siq”, um estreito com mais de 1 quilômetro de comprimento e ladeado por imponentes paredes com 80 metros de altura, talhadas pela ação do tempo, do vento, dos minerais e da água. Caminhar pelo Siq é por si só uma experiência única. As cores e as formações rochosas são impressionantes.
À medida que o fim do Siq se aproxima, é possível ver o Tesouro (Al-Khazneh), uma majestosa fachada (de 30 metros de largura e 43 m de altura) esculpida na rocha e que faz com que tudo a seu lado pareça minúsculo.
Para preservar sua história, a cidade foi transformada no Parque Arqueológico de Petra, que compreende uma área de 264 m2 em Wadi Musa e está registrado pela Unesco desde 1985 como ponto de interesse turístico e arqueológico.
Fundadores de Petra, os nabateus foram um povo árabe que se fixou na região de Petra por mais de 2 mil anos e que transformou o local em passagem e parada crucial para as rotas da seda e das especiarias, entre outras que ligavam comercialmente a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egito, Síria, Grécia e Roma.
Petra estreou em Hollywood em 1989, no filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”.
Para saber mais sobre a Jordânia, visite http://pt.visitjordan.com/