Imagine um motorista parado num engarrafamento há quase 1 hora e meia no centro de uma grande cidade, na hora de voltar pra casa depois de um estafante dia de trabalho. E se ele estiver num dos ônibus lotados daquele dia, levando mais de 3 horas pra chegar em casa para, no dia seguinte, começar tudo de novo. Só de pensar, já dá pra ficar com falta de ar, não dá? Agora vamos pensar em ar puro, trabalhar perto de casa, tomar água da mina no meio da rua, no caminho de casa, abrir a janela e ver um mar de montanhas, sentar-se numa praça no fim do dia, caminhar à beira de um rio em segurança… Tudo isso está pertinho de grandes centros, no Sul de Minas, uma das regiões mais bonitas do país.
- Cidade de Conceição das Pedras (Foto: CTCSM)
Com 200 quilômetros de trajeto, é possível percorrer as nove cidades que compõe, na região, o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, ao pé da exuberante Serra da Mantiqueira, uma das áreas de preservação mais importantes de que se tem notícia. A região tem atraído cada vez mais olhares e moradores, cansados da correria das grandes cidades. O município de Delfim Moreira, por exemplo, está ganhando ares cada vez mais turísticos. Ao lado de Delfim, as pequenas Wenceslau Braz e Marmelópolis situam-se entre cadeias de montanhas que atraem os aventureiros de plantão e aqueles que querem apenas conhecer o modo de vida simples de uma pequena cidade.
Pedralva, a terra dos gêmeos, já despertou a curiosidade da imprensa porque tem centenas de casos de gêmeos, além das montanhas e pedras muito procuradas pelos amantes dos esportes na natureza. A terra também produz uma boa cachaça, outra marca das Minas Gerais. Piranguçu, a caminho de Campos do Jordão, traz a beleza simples de uma cidade que produz artesanato, doces e gente sempre pronta a receber bem. Cristina tem minas de água no meio da rua, onde se pode beber água à vontade. Uma cachoeira urbana compõe o cenário desta simpática cidade que produz cafés especiais. Conceição das Pedras traz a exuberância das pedras, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, sob uma cadeia montanhosa e rochosa, a Serra das Pedras.
- Chácara em Conceição das Pedras (Foto: CTCSM)
- Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Cristina (Foto: CTCSM)
Com características comuns, as cidades têm sempre uma praça central, em frente à igreja, casas antigas, com janelas na calçada, muitas ruas ainda de paralelepípedo, um cheiro de café com pão de queijo saindo pelas janelase uma boa prosa na ponta da língua pra quem chegar. Tudo regato a muita história, muita tradição e muito conhecimento a se adquirir diante de exuberantes paisagens.