A 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens ABAV 2010 registrou 96,5% de ocupação nas Salas Temáticas, que integraram a parte científica do evento. Foram realizadas nove Rodadas de Oportunidades simultâneas durante os dias 21 e 22 de outubro e disponibilizados diariamente 720 lugares, que correspondiam a 80 vagas por sala. Alguns seminários superaram a expectativa de público e cadeiras extras tiveram de ser colocadas para atender a demanda. No primeiro dia, o número total de participantes atingiu a marca de 890 pessoas, fechando com um público de 1.390 congressistas.
Os segmentos que estiveram no foco das discussões foram cruzeiros marítimos, turismo corporativo, assistência de viagem, locação de veículos, operadoras, turismo rodoviário e receptivo, além dos temas tecnologia (TI) e consórcio turístico. O mais concorrido foi sobre Tecnologia da Informação, com a participação de 247 agentes no total. Durante o encontro, 48 executivos, com especialidade em cada uma das áreas, apontaram a tecnologia como ferramenta fundamental e estratégica para a sobrevivência das agências de viagem no mundo atual.
Essa procura maior por determinados temas reflete a afinidade dos agentes por alguns dos segmentos e aponta também para uma maior atenção nossa aos demais segmentos, que tiveram procura menor, mas que trouxeram novas oportunidades para o setor de agenciamento. Isso pode indicar a necessidade de maior aproximação, de parcerias mais efetivas, avaliou Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da ABAV Nacional.
A sala sobre turismo corporativo, a segunda mais disputada, registrou 239 participantes nos dois dias e abordou quais os requisitos e o perfil adequado que uma agência precisa ter para atender um cliente corporativo. Já a Rodada Estratégias Comerciais – Agências e Operadoras atingiu um público de 177 pessoas, que discutiram tendências para a próxima temporada e técnicas de como ampliar as vendas, oferecendo o produto adequado ao perfil de cada cliente.
O seminário Estratégias para o Setor Receptivo contou com 187 participantes e teve como foco de debate o planejamento e a aplicação de um plano estratégico e de marketing para as agências de receptivo, considerando o atual momento do mercado brasileiro. A sala Cruzeiros Marítimos – A Bola da Vez também foi muito procurada, contabilizando 184 participantes, e reuniu um time de líderes empresariais do segmento otimistas com o desempenho do setor, que tem apresentado crescimento de 38% nos último três anos bem acima da média mundial, que é de 7,4%.
Este ano, o formato dos seminários passou por uma reformulação que garantiu maior conteúdo e mais dinamismo à parte técnica do evento. Configuradas em debate, as Rodadas de Oportunidades deram aos agentes a oportunidade de estar frente a frente com empresários de destaque de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo para discutir os assuntos abordados.
O novo formato se mostrou eficiente e deverá ser aprimorado para a próxima edição. Vamos começar a trabalhar essa parte do congresso mais cedo para conseguirmos levar para o agente o que há de tendência no mercado, afirmou Ferreira.