Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Sesc GO e Prefeitura de Goiânia lançam projeto que beneficiará artistas goianos

Credenciamento da classe artística no “Claque” começa no dia 1º junho. Todo processo será online e beneficiará também Pessoa Física
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Daniel Chekalov/Unsplash)

O Sesc Goiás e a Prefeitura de Goiânia lançaram na manhã desta quarta-feira (19), o projeto Claque, voltado a artistas goianos . A ação visa selecionar e contratar as apresentações dos profissionais que foram prejudicados devido à pandemia de Covid-19. Todo o processo de credenciamento acontecerá de forma online, o que possibilitará a participação de artistas de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site do Sesc Goiás entre os dias 1º e 13 de junho.

A solenidade contou com a presença do presidente da Fecomércio, Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o diretor do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, da primeira-dama Thelma Cruz, e do secretário de Cultura, Zander Fábio. Houve ainda uma apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

De acordo com a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, promovida pelo Sesc em parceria com pesquisadores, gestores públicos e instituições do segmento, a perda total de renda entre profissionais dos setores cultural e criativo, em virtude da pandemia, foi de 45,7%. A pesquisa também aponta que 72% dos artistas participantes da mesma, estão na cena como Pessoa Física e apenas 28% como Pessoa Jurídica (MEI). Assim, o Claque prevê também a contratação de Pessoa Física, o que não acontece em outros editais do projeto Ocupação Sesc.

Podem se credenciar ao Claque profissionais de arte e cultura em suas diversas manifestações e linguagens que obedeçam aos requisitos estabelecidos no edital. Serão selecionadas propostas de criação, fruição e formação com ênfase naquelas produzidas através das plataformas digitais que, por sua vez, serão disponibilizadas de forma virtual a partir de julho nas redes oficiais do Sesc Goiás. Todos os projetos selecionados/contratados deverão ser apresentados de forma virtual.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 de junho e os selecionados irão se apresentar no Sesc entre julho e dezembro deste ano.