No dia 4 de dezembro, o Prêmio UBC, criado pela União Brasileira de Compositores, irá homenagear dois grandes nomes da música nacional: Rita Lee e Roberto de Carvalho. Este ano, o evento será realizado no Teatro B32, em São Paulo, marcando uma mudança significativa, já que, tradicionalmente, a premiação ocorre no Rio de Janeiro.
A cerimônia já prestou tributo a outros ícones da música brasileira, como Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso. Pela primeira vez, o evento celebrará um duo de homenageados, sendo um deles de forma póstuma. Rita faleceu aos 75 anos, em São Paulo, em maio de 2023, após ser diagnosticada com câncer de pulmão e tratar a doença.
Com uma parceria de 47 anos, Rita e Roberto traduziram para a música as emoções e vivências de um casal, criando um vasto repertório de canções marcantes, como “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Chega Mais” e “Desculpe o Auê”.
A dupla fez sucesso tanto no Brasil quanto internacionalmente. O segundo álbum do casal, lançado em 1980, quebrou recordes com a música “Lança Perfume”, alcançando o 7º lugar na parada da Billboard. Assim, os paulistas formaram uma das parcerias mais longevas da indústria musical brasileira, com mais de 140 composições conjuntas.
“O legado desses arquitetos inspirados da música brasileira é valioso e será uma honra para nós, da UBC, celebrá-los. Este ano, excepcionalmente, e com grande alegria, o Prêmio UBC ocorrerá em São Paulo. O coração já bate forte, pois o nosso respeito, amor e admiração por Rita e Roberto são imensos e indescritíveis. Viva Rita e Roberto, para sempre!”, destaca Paula Lima, presidente da UBC.
A edição especial do Prêmio UBC 2024 terá direção artística de Beto Lee, filho de Rita e Roberto, e contará com a banda oficial da cantora. Em um show surpresa, até para o próprio Roberto de Carvalho, convidados e grandes nomes da música brasileira, de várias gerações, interpretarão versões inéditas do repertório da dupla ao vivo.