Projeto “Deriva do Bem” retorna com edição comemorativa de 10 anos

O Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro do derivante com a cidade e com o homem que a habita

Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro de agendas presenciais, “Deriva do Bem”, projeto de extensão da UFG, retoma suas atividades em uma edição comemorativa de 10 anos nos dias 19 e 20 de agosto dentro do Festival de Fotografia Goyazes, em Goiânia. Com o objetivo de convidar as pessoas a caminhar e fotografar a cidade, sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado, conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO).

Deriva do Bem
(Foto: Divulgação/Rafaela Sanchez)

O bate-papo será nesta sexta-feira (19), às 19h, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, com participação da geógrafa Sinara Sá e do jornalista Vandré Abreu. Já o passeio da Deriva acontece no sábado (20), no Centro da capital – com ponto de encontro no Tô Bar, às 9h. O encerramento será no mesmo local, às 12h.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, para acessar clique aqui

O que inspirou o projeto Deriva do Bem

Deriva do bem
(Foto: Divulgação/Aryadne Caetano)

Inspirado no poema “Cidade Prevista”, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, a Deriva de 2022 tem como tema “Cidade sem portas”. O evento é gratuito e é solicitado aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Coordenado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo Bráulio Vinícius Ferreira e pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo, egresso da FAV (UFG), o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos concluintes, professores, engenheiros, advogadas e psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a divulgação do projeto, a Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro do derivante com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, à experiência e à memória. A Deriva propõe às pessoas um “mergulho” na cidade, promovendo assim a formação de novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.

A Deriva do Bem surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas, seu alcance e desdobramentos fizeram com que, desde 2012, se tornasse um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

Nos últimos dois anos, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto. Ao longo desses 10 anos foram reunidos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos.

Serviço

Deriva do Bem 2022 – Cidade sem Portas
19/08/2022 – 19h – Bate Papo – Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533 – Setor
Leste Universitário.
20/08/2022 – 9h – Deriva pelo Centro – Ponto de Encontro: Tô Bar, Rua 20,1078 –
Centro.

Deixe um comentário