A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove, de 16 a 21/02 o evento Secult Folia, programação especial de carnaval. Todas as ações do cronograma são gratuitas e abertas ao público em geral. No total, são 11 blocos que prometem animar o público com música e dança. No dia 16, às 19h, acontece o concurso oficial para a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Goiânia, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro. No dia 17, a partir das 18h, será realizado o Encontro de Blocos de Rua da Cultura Popular de Goiânia, na Antiga Estação Ferroviária.
Já nos dias 18, 19, 20 e 21, oito escolas de samba desfilam em seus bairros, com a proposta de descentralização do evento. O encerramento da programação acontece no dia 21, com o Bloco Esquenta LGBTI+, na Praça Tamandaré, das 14h às 22h. Estão previstas apresentações de DJ’s, drag queens, cantores, além de estandes com a distribuição de testes rápidos para HIV, preservativos e materiais informativos sobre DSTs, cultura, direitos humanos e cidadania LGBTQIA+. O evento é uma realização do Bloco do Esquenta LGBTI+, por meio da parceria da Secult com a Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO).
Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o Carnaval “é uma das festas populares de maior expressividade em todo o Brasil, e Goiânia não pode ficar de fora”. “Nós temos carnavalescos, tanto os que trabalham, quanto os que se divertem, que sonham com esses dias de festa. Portanto, estão recebendo todo nosso apoio, toda a atenção da Secult para a realização do evento com segurança, estrutura, logística e diversão garantida. Prestigiem, aproveitem com responsabilidade e curtam bastante esses dias de festa”, incentiva.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, a produção do Secult Folia está organizando a melhor estrutura para que o goianiense possa curtir a festa da melhor forma. “Continuamos com a mesma proposta do ano passado, de descentralizar e fazer os desfiles das escolas nos bairros, com acesso mais fácil às comunidades, onde as escolas nasceram e cresceram. Além disso, uma atenção especial aos blocos, com o primeiro encontro, e vamos repetir também o Bloco da Diversidade, que foi um sucesso no ano passado”, afirma o secretário.
O secretário pontua que, tanto as escolas, quanto os blocos de carnaval têm crescido e ganhado força no cenário cultural goianiense, com o reconhecimento e prestígio da população. “É tempo de festa, principalmente agora, que a pandemia deu uma trégua. Portanto, convido a todos para que participem, curtam, venham com suas fantasias. Serão dias de muita alegria”, reitera Zander Fábio.
Confira a programação oficial do Secult Folia:
– 16/02: 19h – Concurso Rei Momo e Rainha do Carnaval de Goiânia – Cine Ouro
– 17/02: Encontro de Blocos – na Antiga Estação Ferroviária
18h – Concentração dos Blocos
19h – Abertura Afoxé Omo Odé
19h30 – Desfile e apresentação dos Blocos de Percussão:
Bloco Coró de Pau
Bloco Negróide Baque Cerrado
Bloco Acadêmicos
Bloco Coró Mulher & Bloco Não é Não
Bloco Fuliaço
Bloco Vida Seca
Bloco Acadêmicos
Bloco Desencuca
Bloco do Caçador
Bloco Socialista
20h30 – Show Banda Coró de Pau
Desfile de Escolas de Samba
18/02: 17h – Escola Blocão 1018 – Al. Henrique Silva com 1012 – St. Pedro Ludovico
18/02: 19h – Escola de Samba Beija Flor – Mercado da 74 – Centro
19/02: 18h – Escola de Samba Rainha de Goiás – Rua 28 n. 25 Quadra 30 – lote 12 – Condomínio das Esmeraldas
19/02: 18h – Escola de Samba Mocidade do Samba – Avenida Dário Vieira Machado, quadra 35 lote 27 A Setor Balneário Meia Ponte
19/02: 16h – Escola de Samba Brasil Mulato – Rua 1060 – Quadra 136 lote 11 – Condomínio das Esmeraldas
20/02: 18h – Escola de Samba Lua Alá – Centro Cultural Oscar Niemeyer
20/02: 18h – Escola de Samba Academia do Samba – Praça C -170. Jardim América
21/02: 18h – Escola de Samba Flora do Vale – Rua 20 lote 6 Qd. S4 nº 1036 – Vila Moraes
21/02: 14h às 22h – Bloco do Esquenta LGBTI+ – na Praça Tamandaré