Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto, neste domingo (29), no Palácio da Música

Realizado em parceria com a Goiás Turismo, evento está limitado a 500 pessoas, 25% da capacidade do local
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: @cottonbro/Pexels)

Como parte da retomada das atividades culturais, a Prefeitura de Goiânia realiza, neste domingo (29), em parceria com a Goiás Turismo, concerto presencial da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSG) no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A apresentação encerra o VI Workshop Nacional de Regência Orquestral com o maestro Cláudio Cruz.

Em obediência aos decretos relativos à pandemia de Covid-19, a apresentação terá um público limitado a 500 pessoas, o que corresponde a 25% da capacidade total do Palácio da Música. Será o primeiro concerto presencial no local desde dezembro de 2019. A apresentação começa às 11h e tem entrada gratuita.

“É uma apresentação muito esperada depois dessa retomada determinada pelo nosso prefeito Rogério Cruz. Faremos tudo com muita responsabilidade e cumpriremos todos os protocolos recomendados. Os artistas e toda a equipe envolvida serão testados”, declara o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O concerto será dividido em duas etapas. Na primeira, a OSG apresentará a versão sinfônica da Suite do Ballet Appalachian Springs, do compositor norte-americano Aaron Copland (1900-1990).

“É uma das obras mais significativas do repertório da música de concerto norte-americana, e que rendeu ao compositor o Prêmio Pulitzer em 1945. E também foi considerada, da noite para o dia, o retrato musical mais fiel dos Estados Unidos. Exceto por uma citação da canção tradicional Simple gifts, de Joseph Brackett, o restante da música é original, embora inspirada no folclore norte-americano”, explica o maestro titular e diretor artístico da OSG, Eliseu Ferreira.

Na segunda parte, haverá a apresentação da Sinfonia n. 02 em Ré Maior, do grande compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), cuja efeméride de 250 anos de nascimento seria comemorada em todo o mundo em 2020, mas a pandemia da Covid-19 fez com que essas comemorações fossem transferidas para 2021.

“É um dos compositores mais célebres de toda a história da música, sendo o primeiro a escrever música não somente para um mecenas ou uma autoridade, mas para um público ideal, com a noção consciente que sua obra permaneceria para a posteridade”, destaca Eliseu Ferreira.

A regência será compartilhada por cinco alunos do VI Workshop Nacional de Regência Orquestra, promovido pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e ministrado pelo maestro paulista Cláudio Cruz, um dos principais nomes da regência no Brasil atualmente.

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto, neste domingo (29/8), no Palácio da Música
Quando:
 Domingo (29/8), às 11h
Onde: Palácio da Música, Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Jamel Cecílio, Chácaras Alto da Glória)