Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Apresentação será realizada nesta terça (15), a partir das 19h, no Teatro Escola Basileu França. Concerto é gratuito para toda a comunidade
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Gabriel Ribeiro)

A Orquestra Filarmônica de Goiás, em parceria com o Departamento de Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás e com o Núcleo Apoio Inclusão Autista (NAIA), realiza, nesta terça-feira (15), concerto inédito voltado, especialmente, para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foram feitas adequações tanto no espaço do teatro, quanto no repertório. A orquestra fará também adequações de dinâmicas, articulações e alguns pequenos ajustes de instrumentação para evitar sons muito agressivos, volumes muito altos ou mudanças extremas de volume e andamento.

“As adequações são necessárias porque para nós é muito importante tocar para um público tão seleto e que raramente se sente à vontade em um ambiente de orquestra. Não temos dúvidas de que será uma experiência incrível para todo o público e para nós da OFG. Sem dúvida esse será o primeiro de muitos concertos”, afirma a maestra Mariana Menezes.

“Alberto Nepomuceno: Serenata para Cordas”, “Faure: Pavane, Op. 50”, “Debussy: Petite Suite” e “Saint-Saëns – Danse Macabre” fazem parte do programa. O repertório composto, essencialmente, por música brasileira e francesa é um dos favoritos da maestra.

“É uma grande alegria retornar ao pódio da Orquestra Filarmônica de Goiás! Acho que a expectativa e um frio na barriga são sempre essenciais para entregar uma performance emocionante ao público”, destaca.

Para 2022, a OFG fará vários outros concertos em parceria com a área de Musicoterapia da UFG. O objetivo é alcançar até mesmo pessoas que nunca pensaram que seria possível ter acesso a um concerto. “Em outubro, faremos no Dia das Crianças um concerto para crianças com deficiência auditiva. Elas irão sentir a música pela vibração do palco, além de tocar nos instrumentos e sentir a música pela troca de energia ao subir no pódio com uma orquestra. Estamos preparando concertos para pessoas em reabilitação, pessoas com Alzheimer e tantos outros setores da sociedade antes excluídos do ambiente e dos benefícios da música de concerto”, finaliza.

Serviço:
Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando:
Terça-feira (15/02)
Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário
Horário: 19h
A entrada é franca