Musée du Luxembourg, em Paris, apresenta exposição sobre Tarsila do Amaral

Mostra reúne mais de 150 obras da artista brasileira e explora o modernismo no Brasil
Musée du Luxembourg Tarsila do Amaral
Autorretrato (Manteau Rouge),1923 – Tarsila do Amaral (Foto: Romulo Fialdini)

O Musée du Luxembourg, em Paris, dedica uma exposição inteiramente à obra de Tarsila do Amaral. Intitulada “Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno”, a mostra contará com mais de 150 trabalhos da renomada artista brasileira e ocorrerá de 9 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.

A exposição busca preencher a lacuna de reconhecimento da artista na Europa e apresentar aspectos inéditos de sua obra. Tarsila, uma figura central do modernismo brasileiro, é conhecida por suas paisagens de cores vivas e visões fascinantes. Nos anos 1920, em Paris, ela submeteu seu trabalho à influência do cubismo e primitivismo antes de iniciar o movimento antropofágico em São Paulo, que propunha a assimilação e resistência cultural através da “deglutição” das culturas estrangeiras.

A mostra apresenta a trajetória de Tarsila, desde seu imaginário indígena e popular até suas composições mais políticas e abstratas dos anos 1930. A retrospectiva convida o público a mergulhar no Brasil moderno, explorando as tensões entre tradição e vanguarda, centros e periferias, e culturas acadêmicas e populares.

Serviço: Musée du Luxembourg apresenta “Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno”,

Datas: 9 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Horários: todos os dias das 10h30 às 19h00, com horário estendido até às 22h00 nas segundas-feiras
Ingressos: Bilhete único 14€, tarifa especial para jovens de 16 a 25 anos, 10€ para 2 pessoas (de segunda a sexta-feira após as 16h00, com reserva recomendada)
Mais informações: Musée du Luxembourg

Deixe um comentário