
Na próxima terça-feira, 8 de abril, a mostra fotográfica “Encatamentos” desembarca em Goiânia com 34 fotografias-objetos no Museu de Arte de Goiânia (MAG). Combinando elementos visuais, táteis e olfativos, a exposição rompe com os padrões tradicionais e apresenta uma experiência imersiva. As visitações são gratuitas e seguem abertas até o dia 1º de junho.
Idealizada pela artista visual Denise Jácomo, a mostra apresenta registros únicos sobre festas religiosas goianas, como a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, as congadas e as folias de reis. As peças carregam significados, histórias e reflexões sobre identidade e representação do povo goiano.
Além disso, a exposição propõe uma ruptura com a bidimensionalidade característica da fotografia, trazendo a novidade de interagir e imergir nas temáticas expostas. A obra “Ofertas”, por exemplo, permite que os espectadores insiram moedas, transformando a fotografia em um objeto que recolhe ofertas para a folia de reis. Outro caso de interatividade está em “São Para Você”, que enriquece a experiência visual com o aroma de flores, envolvendo o olfato ao se aproximar da obra.
Segundo a artista visual, Denise Jácomo o público é convidado não só para contemplar as obras, mas para participar ativamente, explorando as múltiplas dimensões e sensações que cada imagem oferece. “A partir do oculto que enxerguei nos registros fotográficos, senti a necessidade de inserir materiais sintéticos e biológicos. A possibilidade de interação com a fotografia-objeto me encanta”, explica.
Serviço: Mostra fotográfica “Encantamentos” chega a Goiânia com experiência imersiva
Abertura: 8 de abril, das 19h até às 22h
Local: MAG – Museu de Arte de Goiânia (Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, setor Oeste)
Período: de 9 de abril até 1º de junho
Visitações: terça à sexta: 8h às 12h e das 13h às 17h, sábado, domingo e feriados das 8h às 18h)
Entrada gratuita