Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Goiânia Mostra Curtas comemora 20 anos com homenagem a Grace Passô e exibição de mais de 80 filmes

De forma online e gratuita, público poderá assistir a produções mais recentes, curadorias especiais e obras premiadas ao longo das duas décadas de festival
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O filme Brooklin estará na Curta Mostra Especial – Nós somos a guerra (Divulgação)

A edição de 2021 da Goiânia Mostra Curtas celebra os 20 anos de realização do festival, consolidado no mercado audiovisual, tanto no Centro-Oeste, como em todo o Brasil. E nessa trajetória de contribuição para a formação de plateia, capacitação profissional e desenvolvimento da área, o público poderá conferir a exibição de 86 filmes. Tudo de forma online e gratuita entre os dias 23 e 28 de novembro.

As produções estão divididas em mostras ao longo da programação: Filmes Homenagem – Grace Passô; Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil; Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás; 19ª Mostrinha – Filmes Premiados Pelo Júri Popular Infantil; Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil; e Curta Mostra Especial – Nós somos a guerra. Todas as mostras serão exibidas na plataforma digital Innsaei.tv. O link de acesso à plataforma também estará disponível pelo site goianiamostracurtas.com.br.

Na Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil estarão filmes de 2020 e 2021, com recortes e narrativas do momento social, econômico, político e pandêmico. Os registros desse tempo são surpreendentes, assim como o encanto das histórias que essas obras contam. A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Além destes, outros estarão na mostra Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil, com filmes das edições anteriores premiados pelo júri oficial, trazendo um panorama da produção nacional em curta-metragem durante os 20 anos da Goiânia Mostra Curtas, vitrine da diversidade cultural brasileira registrada na linguagem audiovisual. A diretora-geral e produtora do festival, Maria Abdalla, é curadora da mostra, assim como das edições especiais das mostras Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás e 19ª Mostrinha.

A mostra Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás também apresentará filmes premiados pelo júri oficial nas últimas duas décadas, que representam uma produção regional em franco crescimento, em busca de profissionalização e reconhecimento Brasil e mundo afora. A história do festival também está na 19ª Mostrinha, marcada por levar diversão e educação à sala de cinema. A programação deste ano terá a exibição de filmes premiados pelo júri popular infantil ao longo desses anos.

Este ano a Curta Mostra Especial, sempre um ponto alto do festival, traz o tema “Nós somos a guerra”, com curtas-metragens brasileiros feitos entre 1968 e 2021, produzidos em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela tem a curadoria da pesquisadora e crítica de cinema Kênia Freitas, e está dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

“Estamos celebrando, com o sentimento de gratidão por toda a história construída até aqui com a Goiânia Mostra Curtas. É isso que queremos levar ao público, além, é claro, de toda a parte de formação, tão importante à indústria do audiovisual, com profissionais consagrados no cenário nacional”, afirma Maria Abdalla.

A programação do festival segue também com masterclass, oficina, aula, debate, bate-papo, palestra, pocket show e homenagem. Mais detalhes estão disponíveis no site do festival.

Homenagem

Nesta edição celebrativa, a 20ª Goiânia Mostra Curtas homenageia a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, em reconhecimento a sua relevância no setor do audiovisual. Na abertura do festival, serão exibidos três filmes dela, que representam sua trajetória de promover sempre uma reflexão do conflito contemporâneo, com o foco no tempo presente.

Grace Passô é a homenageada do Goiânia Mostra Curtas 2021 (Foto: Lucas Ávila)