A atriz brasileira Fernanda Torres tem sido apontada por veículos internacionais como uma das principais candidatas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz. Protagonista de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, Fernanda tem figurado em listas de premiações, como a da revista Variety, que elogiou sua performance.
O filme, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, é ambientado no Rio de Janeiro no início dos anos 1970, e aborda a história Eunice Paiva (Fernanda Torres), mãe de cinco filhos, que trava uma luta histórica para descobrir o paradeiro de seu marido, o engenheiro civil e político Rubens Paiva (Selton Melo), após ele ser levado de casa pela ditadura militar em 1971.
A produção foi aplaudida por 10 minutos no Festival de Cinema de Veneza e recebeu elogios de críticos internacionais. Sites como Indiewire e Deadline destacaram o trabalho da atriz, reforçando sua possível indicação ao prêmio da Academia. Caso concorra, Fernanda poderá seguir os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar em 1999 por “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.
A lista de atrizes cotadas para a premiação ainda inclui nomes como Angelina Jolie (“Maria”), Demi Moore (“A Substância”), Julianne Moore (“O Quarto ao Lado”) e Saoirse Ronan (“The Outrun”). Apenas cinco serão indicadas oficialmente.