O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prorrogou suas exposições em cartaz até 31 de março de 2023. Assim, para quem não viu ou deseja rever as obras, essa é a oportunidade de conferir as três mostras em exibição, com entrada gratuita.
As opções passeiam pela fotografia, com a exposição “Luiz Pucci – é favor me olhar com cuidado”, e “Mulher: identidade e resistência”, além do videodocumentário “Lambe-lambe em Goiânia”, sobre os fotógrafos lambe-lambe da capital. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
As mostras integram o projeto “O MIS é nosso”, uma ocupação cultural, iniciativa que tem parceria com a WA Imagem e Produção Cultura, e tem como objetivo democratizar a arte fotográfica, ampliando o acesso aos bens culturais do museu na sua pluralidade, criando novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade.
Utilizando-se de recursos audiovisuais, a ocupação fomenta o acesso e a difusão de seu acervo. A ideia é gerar reflexões sobre a produção artística fotográfica goiana e brasileira, por meio de exposições, vivências fotográficas e visitas mediadas.
A obra de Luiz Pucci reúne fotografias do acervo MIS, e tem curadoria de Samuel de Jesus, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já a exposição “Mulheres: Identidade e resistência”, traz leitura dos artistas visuais Cris Bierrenbach, Cecília Araújo e Mariana Capeletti, que pesquisam temas voltados às questões da imagem da mulher na sociedade brasileira, através da linguagem fotográfica. A curadoria é da professora Déborah Borges e do produtor cultural Wagner Araújo.
Outra atração da sala é o documentário sobre os fotógrafos lambe-lambe de Goiânia, que traz também um catálogo a respeito do tema. Ambos são resultados da pesquisa coordenada por Ana Rita Vidica, professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), edição 02/2017, mecanismo de fomento da Secult Goiás.
Serviço: Projeto “O MIS é nosso” é prorrogado para março
Visitação: Até 31 de março de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás, Salas Belkiss Spenzieri e Alois Feichtenberger – Praça Cívica, nº2, Centro Cultural Marietta Telles Machado, Centro, Goiânia (GO)
Entrada gratuita