O concerto “Jovens Solistas” vai apresentar os músicos ganhadores do concurso interno realizado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG). A apresentação conta com repertório de grandes compositores, como as do norueguês Edvard Grieg, o finlandês Jean Sibelius, os alemães Carl Maria Von Weber e Carl Heinrich Hübler, o dinamarquês Launy Gröndahl e o francês Albert Périlhou.
De acordo com o coordenador dos Grupos Sinfônicos, Eliel Ferreira, a iniciativa visa oportunizar aos jovens músicos a experiência de atuarem como solistas de uma Orquestra Sinfônica. “Além disso, prepara os nossos alunos para o mercado de trabalho e propicia um crescimento técnico-musical para os integrantes da OSJG”, explica.
Na primeira parte do concerto serão apresentados os ganhadores do concurso: Yan Santana executando a Ballade para flauta e orquestra de Périlhou, Sarah Christie que executará o Concerto para clarineta e orquestra de Weber. Na sequência, Pedro Camargo vai executar o concerto para trombone de Gröndahl. Luís Miguel, Luiz Antônio, Rainny Hardy e Glenda Katrina, juntos, vão executar o concerto para quatro trompas e orquestra de Hübler. Na segunda parte, vai ser apresentado a Valse Romantique de Sibelius, a Suíte Peer Gynt Nº 01 de Grieg e Finlândia, um poema sinfônico também de Sibelius. O concerto vai ser regido pelo maestro Humberto Lelis.
Segundo o trombonista, Pedro Camargo – que ficou em 1º lugar na disputa, o concurso foi bastante desafiador. “É a primeira prova depois de um episódio complicado que vivenciei: a perda do meu avô. Ele era a coisa mais importante pra mim e o meu maior incentivador na música”, afirma.
Para Pedro, só de ver os colegas alegres durante o concurso e sendo aplaudido pela orquestra foi à injeção de felicidade, que ele estava precisando. A expectativa para a apresentação de domingo está enorme. “Estamos preparando um lindo concerto para todos que forem assistir. Vai ser um grande espetáculo!”
Serviço
Concerto “Jovens Talentos” da OSJG
Quando: domingo (21/08) às 11h
Local: Teatro Escola Basileu França, na Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário.
Entrada gratuita!