O artista Dalton Paula é um dos destaques da exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]”. A mostra, que segue em exibição no Museu da Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, até o dia 26 de janeiro de 2025, reúne mais de 130 artistas que retratam as relações entre os dois países sob a ótica da diáspora africana, analisando seu impacto nas artes visuais.
Ocupando eventos como a Bienal de Veneza e vencedor do Prêmio Chanel Next Prize, Dalton Paula tem como principais referências para suas obras o corpo negro, representado nas congadas, nos terreiros e nos ritos de religiões de matriz africana. Suas criações ressignificam a vida de pessoas comuns, utilizando o silêncio e a arte estática dos retratos para dialogar com o silenciamento histórico das pessoas negras.
Com a série “Retrato Silenciado”, Dalton estabelece um diálogo por meio de fotopinturas que buscam o resgate cultural e artístico. As obras retratam pessoas negras desconhecidas, abordando histórias de corpos silenciados, casamentos, famílias anônimas e membros da igreja. A iniciativa partiu de uma viagem realizada pelo artista de Goiânia até o Cariri, no Ceará. Os retratos, por sua vez, foram aplicados sobre 19 enciclopédias, explorando a ideia da sistematização do conhecimento adquirido em relação às histórias coletadas de seus protagonistas.
Em 2024, Dalton inaugurou o Projeto Sertão Negro, em Goiânia. Esse projeto foi criado para ser um espaço colaborativo e coletivo, englobando escola de artes, ateliê e residência artística. O objetivo é promover o diálogo e o intercâmbio cultural entre os membros do coletivo de artistas do Centro-Oeste brasileiro.
A mostra “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]” conta com curadoria de Ana Beatriz Almeida, do Brasil, e Lauren Haynes, dos Estados Unidos, além de direção artística de Marcelo Dantas. A entrada é gratuita. Após o período em São Paulo, a exposição seguirá para Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
Serviço: Dalton Paula é destaque em exposição no Museu da Arte Brasileira
Período: Até 26 de janeiro de 2025
Local: MAB FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
Entrada gratuita