Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Companhias teatrais levam a cultura goiana ao Festival OFF de Avignon

o 2º maior festival do mundo, permite a apresentação e a venda de espetáculos para teatros de toda a França
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Grupos de teatro goianos vão para festival na França: participação foi viabilizada por meio do Edital de Intercâmbio do Fundo de Arte e Cultura. – (Foto: Secult Goiás)

A Cia. Teatral Oops, o grupo Zabriskie Teatro e a Anthropos Cia de Arte participarão do Festival OFF de Avignon, o 2º maior festival de teatro do mundo. Será realizado de 7 a 30 de julho, na cidade de Avignon, no sul da França. Os grupos integrantes foram selecionadas pelo Edital de Intercâmbio do Fundo de Arte e Cultura (FAC).

No OFF de Avignon, criado em 1966 sob iniciativa de André Benedetto, ocorrem intercâmbios, vendas, contatos, informações e coproduções. O objetivo da iniciativa do edital da FAC é promover a participação dos artistas, divulgar a cultura goiana no exterior e também fazer com que os grupos comercializem seus espetáculos, para que assim, no próximo ano, possam voltar ao evento sem nenhum custo.

Para João Bosco, representante da Cia. Teatral Oop’s, aexperiência será um divisor de águas. “Esperamos executar bem nosso trabalho artístico e mostrar que Goiás tem a capacidade de produzir, fomentar e difundir os artistas da sua terra, valorizando e exportando nossa cultura e diversidade”, relata João Bosco.

Diogo Oliveira Aguiar, da Anthropos Companhia de Arte, ressalta que “O Edital de Intercâmbio do Festival de Avignon é o princípio de construção de um modelo de programa de fomento cultural estruturante direcionado à internacionalização dos artistas, que necessita ser continuado, ampliado e estendido às demais áreas culturais do Estado”.

Ana Cristina Evangelista dos Santos, diretora do Zabriskie ressalta que “O FAC patrocina essa ação importante para difusão da arte que é produzida no nosso Estado e o Grupo Zabriskie coloca à disposição de Goiás os seus 27 anos de trabalho e experiência para que essa iniciativa seja bem-sucedida. E o Zabriskie desde já arregaça as mangas nos preparativos e ensaios para fazer o seu melhor nas 21 apresentações que serão realizadas”.