Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Grupo Zabriskie apresenta espetáculo pelo Youtube na semana do Dia das Crianças

Nesta segunda-feira, a já tradicional peça Luas e Luas será transmitida pelo youtube da Federação de Teatro de Goiás e terá tradução instantânea em libras
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Juca Mole e Ana Banana se apresentam através de plataforma digital. Foto: Divulgação Grupo Zabriskie

Começam nesta segunda-feira, 12 de outubro, as novas apresentações teatrais do Ocupa FETEG. Oito novas peças de diferentes companhias de teatro serão transmitidas em formato virtual – pelo Youtube ou Instagram – em programação que vai até dezembro deste ano. A ação é parte do projeto da federação que pretende valorizar e fortalecer o teatro em Goiás.

Para abrir esta nova fase, o Grupo Zabriskie vai apresentar a peça Luas e Luas, voltada para o público infantil. O espetáculo será transmitido pelo canal no youtube da FETEG, às 20h. De acordo com Alexandre Augusto, do Grupo Zabriskie, a federação tem feito um trabalho excepcional para a categoria. “A FETEG nos organiza, artisticamente e politicamente, para que a gente possa cobrar do poder público mais incentivo à permanência do teatro como um direito da população”, declarou.

Duas décadas de Luas e Luas

Há mais de vinte anos em cartaz, Luas e Luas é um espetáculo que já se tornou tradicional no Grupo Zabriskie. Segundo Alexandre Augusto, ator que dá vida ao palhaço Juca Mole, eles já perderam as contas de quantas apresentações da história foram feitas até hoje. Este ano, inclusive, a peça já foi transmitida outras seis vezes por plataforma digital.

“Para que o espetáculo pudesse acontecer de modo online, primeiro a gente fez uma adaptação do texto pensando na câmera. Segundo, fizemos toda uma preparação técnica de câmera, iluminação e sonorização para poder fazer a live com o mínimo de qualidade técnica possível”, contou o ator.

Na história, os palhaços Juca Mole e Ana Banana, interpretada por Ana Cristina Evangelista, recebem um pedido inusitado da boneca Letícia: ela quer ganhar a lua. A partir daí, os dois criam diversos experimentos para tentar cumprir com a solicitação mirabolante. Voltado para o público infantil, o espetáculo foi apresentado anteriormente, pela plataforma Zoom, como parte do projeto Grupo Zabriskie 27 anos, que teve apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás.

Para o ator, a falta de plateia causa muito estranhamento. “A gente já começa o espetáculo dizendo para as pessoas que aquilo não é teatro, é algo novo que estamos inventando em decorrência dessa condição que nos foi imposta… Nada substitui a presença da plateia ao vivo, o teatro é a arte do encontro ele só acontece quando o público está diante do ator”, declarou.

Confira a programação completa do Ocupa FETEG

12/10 – 20h – Youtube da FETEG

Espetáculo “Luas e Luas” – Grupo Zabriskie

14/10 – 19h – Youtube da FETEG

Espetáculo “Cuspe pra Cima” de Hugo Zorzetti – Anthropos Companhia de Arte

18/10 – 20h – Instagram @adrianavelosoatriz

Espetáculo “Assombração” – Esqueteria Macacos

22/10 – 20h – Youtube da FETEG

Espetáculo “Katatonisch” – Grupo Bastet

03/11 – 20h – Youtube da FETEG

Espetáculo “Os Javalis” de Gil Vicente Tavares – Grupo de Teatro Guará (PUC Goiás)

21/11 – 20h – Instagram @adrianavelosoatriz

Espetáculo “Dali” – Cia Benedita

22/11 – 16h – Youtube da FETEG

Espetáculo “Tranças” – Teatro Destinatário

13/12 – 20h – Youtube da FETEG

Espetáculo “O Homem Decomposto” – Laborsatori