O Circuito das Cavalhadas 2023, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, chega ao fim neste fim de semana, neste sábado (13) e domingo (14), na Cidade de Goiás, primeira capital do estado. Este é o segundo ano que o município realiza a festa, que voltou ao calendário cultural no ano passado, depois de mais de 70 anos de paralisação.
O Circuito das Cavalhadas passou por 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e agora a antiga capital goiana.
O evento teve o investimento de R$3 milhões de recursos estaduais para contribuir com a realização das festas, que movimentaram o turismo e a economia das cidades participantes. Além disso, Niquelândia e Silvânia também receberão investimentos e ações de forma a se prepararem para o circuito do ano que vem. “Eu não acredito em um Estado que não cultive, não se orgulhe e não mostre a sua história para todas as gerações”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, em maio, no lançamento do circuito.
Batalhas
A encenação das Cavalhadas, que remetem as batalhas religiosas que ocorreram na Península Ibérica entre os séculos IX e XV, é composta por dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, que usam trajes coloridos e ornamentados. Os cristãos vestem azul e os mouros vermelho. A luta é coreografada e cheia de simbolismos e tradições, cada cidade trazendo as suas características próprias e singulares. A festa ainda conta com a presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo.
Serviço: Circuito das Cavalhadas 2023 – Cidade de Goiás
Quando: 13 e 14/10, às 15h
Onde: Estádio Dr. Hélio de Loyola, Cidade de Goiás (GO)
Entrada gratuita