Com premiados filmes de Kurosawa e Hamaguchi, o Cine Cultura exibe o que há de melhor no cinema japonês atualmente. A estreia desta quinta-feira (14/04) é do longa “A Mulher de um Espião”, do diretor Kiyoshi Kurosawa, que se junta a outras duas obras da mesma leva oriental em cartaz na sala.
Curiosamente, com esses três filmes o Cine Cultura apresenta uma pequena mostra dedicada a Ryusuke Hamaguchi, um dos roteiristas de “A Mulher de um Espião” e diretor dos dois outros longas em exibição no cinema: “Drive my Car” e “Roda do Destino”. Os cinéfilos que assistirem a toda a programação terão experimentado uma trinca do que há de melhor na sétima arte do Japão.
O cenário de “A Mulher de um Espião” se passa em 1940, em que o mundo, assim como o Japão, estão no começo da Segunda Guerra Mundial. Na trama, um comerciante japonês deixa sua esposa para trás para viajar para Manchuria, onde ele testemunha um ato de barbaridade. Mexido com o que testemunhou, suas próximas ações acabam causando certo desentendimento, ciúmes e problemas legais para sua esposa.
Em “Drive My Car”, a história gira em torno de Yusuke, que dois anos após a morte de sua esposa recebe uma oferta para dirigir uma produção do Tio Vanya num festival de teatro. À medida que brotam tensões, o protagonista é forçado a enfrentar verdades de seu passado com a ajuda de Misaki, uma jovem escolhida para ser sua motorista.
Já o longa “Roda do Destino” narra um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução fracassada e um encontro que resulta de um mal-entendido, contados em três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar as trajetórias entre suas escolhas e arrependimentos.
Confira a programação de 14 a 20 de abril:
- 15h – Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (16 anos)
- 18h20 – A Mulher de Um Espião, diretor Kiyoshi Kurosawa (14 anos)
- 20h30 – Roda do Destino, de Ryusuke Hamaguchi (14 anos)
Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia entrada.