Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, passará por modernização

Adequação começa no segundo semestre deste ano, para que o espaço histórico se transforme em polo de entretenimento e formação cinematográfica
Cine Teatro São Joaquim
Cine Teatro São Joaquim (Foto: Leo Iran/Secult)

O Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, passará a abrigar uma sala de cinema regular de fato, graças à instalação de uma série de equipamentos adquiridos via lei federal Paulo Gustavo, com investimento de R$ 740 mil, operacionalizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secult.

O anúncio da modernização do espaço foi feito pela secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, durante a abertura oficial da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024), na noite de terça-feira (11). A instalação da aparelhagem está prevista para ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, após seleção de empresa especializada por meio de edital público.

A secretária Yara Nunes enfatizou a importância do projeto de modernização do cinema, um símbolo histórico da cidade de Goiás. O objetivo é democratizar o acesso à cultura para os vilaboenses. “Esta adaptação representa um marco na valorização do nosso patrimônio cultural e no acesso à sétima arte. Ao aliar a riqueza histórica do espaço à tecnologia de ponta, o Cine Teatro São Joaquim se tornará um polo de entretenimento e formação cinematográfica para a comunidade”, pontuou.

Ao todo, serão instalados 60 equipamentos no Cine Teatro São Joaquim, levando o espaço a se tornar, após 167 anos de sua criação, uma sala de cinema, com suporte adequado, inclusive, para receber filmes do circuito comercial. Serão instalados um projetor DCP 4K – Certificação DCI; uma lente de alto brilho; um servidor; um processador de áudio, seis caixas acústicas frontais; uma caixa acústica subwoofer, oito amplificadores de som; 34 caixas acústicas surround; um nobreak 6kva; um pedestal para projetor digital; um rack para som; dois microfones sem fio; um computador Desktop, e uma tela motorizada.

Funcionamento

A curadoria e a organização da grade de programação serão feitas pela equipe do Cine Cultura, unidade da Secult Goiás que funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia. A intenção é promover sessões especiais, com um roteiro de obras de qualidade.

A grade de filmes será flexível, para conciliar com a programação alternativa do Cine Teatro São Joaquim, que também recebe apresentações diversas, sobretudo shows e peças teatrais.  O público terá acesso aos dias e horários dos filmes na própria unidade e por rede social.

O Cine Teatro São Joaquim também é o principal espaço de exibição de filmes do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica).

Histórico e melhorias

O Cine Teatro São Joaquim é considerado o primeiro teatro do Centro-Oeste e o mais antigo de Goiás. Sua inauguração data de 1857, no Beco da Lapa, na cidade de Goiás. Em seus primórdios, o espaço exibia peças dos principais centros culturais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos anos 1980, o estado adquiriu o prédio onde existia o Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado. E, em 1992, reativou (no novo endereço) o Cine Teatro São Joaquim, que voltou a ser palco de grandes espetáculos.

Em 2015, foi realizada uma obra de requalificação completa, com recursos do PAC Cidades Históricas, que atendeu às condições de acessibilidade universal e reequipou o Cine Teatro com novos sistemas de cênica, luminotécnica, acústica, projeção, refrigeração, prevenção de incêndio, subestação de energia e gerador, além de ampliação do backstage, área técnica, camarins e administração. A inauguração do Cine Teatro se deu junto ao lançamento da 19ª edição do Fica, em 2017.

Em 2023, o Governo de Goiás realizou novos serviços na unidade, para melhor receber o público do 24º Fica. Os serviços incluíram reparos de goteiras, infiltrações, iluminação, revisões elétricas e no sistema de proteção a incêndios.

Deixe um comentário


Confira também