Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Centro Cultural Octo Marques recebe exposição que celebra vida e obra de Bernardo Élis

Escritor goiano é o único a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Escritor goiano é o único a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Aqui, ele foi retratado pelo pintor Confaloni (Foto: Leo Iran)

O Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), recebe, nesta sexta-feira (19) a exposição “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”. A mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.

A exposição, promovida pelo Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebepc), conta com cerca de 120 itens do escritor, entre eles, fotos, livros raros, documentos e objetos pessoais. Além disso, o público também poderá conhecer a história do escritor, através de filmes como “André Louco”; “Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, Escritor”; e “O Tronco”, que serão exibidos durante a mostra.

“Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis” ainda terá obras dos artistas Confaloni, DJ Oliveira e Amaury Menezes, bem como de Maria Carmelita Fleury Curado, esposa de Bernardo Élis. Todos eles conviveram e retrataram o escritor em vários momentos da sua vida pública, conseguindo ilustrar e revisitar muito bem os contos e romances de Bernardo.

Durante a visita ao acervo, o uso de máscara é obrigatório. O Centro Cultural Octo Marques está localizado no Edifício Parthenon Center, na Rua 4, Setor Central.

Quinzena Bernardo Élis

O Icebepc realiza uma programação especial anualmente com música, palestras, pintura, teatro e literatura para celebrar as obras do escritor. Neste ano, a agenda conta ainda com o Concerto “Bernardo Élis – um goiano universal” da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira. A apresentação ocorre no dia 18 de novembro, às 20h, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita.

“A exposição tem como característica principal apresentar ao público a obra do Bernardo Élis, através de livros, objetos pessoais e documentários. Realizamos essa programação especial sempre em novembro, mês de nascimento e morte do escritor”, explica Bento Fleury, diretor do Instituto.

O escritor

Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, único escritor goiano na Academia Brasileira de Letras, nasceu no dia 15 de novembro de 1915 em Corumbá de Goiás e faleceu no dia 30 de novembro de 1997 na mesma cidade.

Durante sua vida, escreveu diversos poemas, contos e romances, sempre captando a vida rural do interior do cerrado, usando bastante a linguagem regional. Uma de suas obras mais famosas é “O Tronco”, publicado em 1956 e adaptado para o cinema em 1999 pelo diretor João Batista de Andrade.

Além de diversos cargos e participação em seminários de autores, Bernardo Élis foi ainda cofundador, vice-diretor e professor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor de Literatura na Universidade Católica de Goiás.

Obras de Bernardo Elis (Foto: Leo Iran)

Serviço:
Exposição “Retratos: Universo Literário de Bernardo Élis”
Período de visitação:
19/11 a 17/12, de segunda a sexta, 9h – 17h
Onde: Centro Cultural Octo Marques – Edifício Parthenon Center, Rua 4, Setor Central