Foi divulgada nesta quinta-feira (21) a lista de alunos do Instituto Tecnológico Basileu França classificados para as finais das principais competições de balé no cenário internacional: o Prix de Lausanne e o Youth America Grand Prix (YAGP). Representando o balé goiano estão Antônia Manrique, Martina Tolaba, Valentina Toscani e Marcus Santos.
As finais do Prix de Lausanne serão realizadas em fevereiro de 2025, na Suíça, enquanto as do YAGP ocorrerão em abril, em Nova York. A seleção para o Prix de Lausanne envolveu 445 dançarinos de 42 nacionalidades. Marcus e Martina conquistaram vaga direta após vencerem a Pré-Seletiva Latino-Americana, enquanto Antônia e Valentina foram escolhidas por meio de um teste em vídeo.
No YAGP, Antônia Manrique, Marcus Vinícius Rufino e Martina Tolaba competem na categoria Sênior (15 a 20 anos), enquanto Valentina Toscani representa a categoria Júnior (12 a 14 anos). Valentina e Antônia são as únicas brasileiras entre os finalistas desta edição.
Histórico de excelência
O Instituto Tecnológico Basileu França é reconhecido como referência no ensino de balé. A escola acumula 33 prêmios nas principais competições mundiais de dança. Em 2023, João Pedro dos Santos Silva conquistou o prêmio principal do Prix de Lausanne e o título de Melhor do Público, garantindo uma bolsa na Ópera de Paris Ballet School. No mesmo ano, Ana Luisa Negrão foi premiada com o Prix de Lausanne “Fundação Albert Amon” e posteriormente contratada pelo Dutch National Ballet, na Holanda.
Desde 2005, o Basileu França participa regularmente do YAGP, com exceção de 2020 devido à pandemia. Em 2019, a escola já contabilizava 20 prêmios na competição, além de formar alunos que receberam bolsas e contratos em renomadas escolas e companhias de dança ao redor do mundo.