TAG Heuer X Porsche lendas da Panamericana: duas marcas, um projeto

Porsche e TAG Heuer prestam homenagem à Carrera Panamericana
Fotos: Divulgação

Há 70 anos, duas equipes clientes, cada uma com um Porsche 550 Coupé, participaram da espetacular Carrera Panamericana. E há 60 anos, Jack Heuer apresentou um relógio de pulso cronógrafo especificamente para pilotos de corrida, chamado TAG Heuer Carrera Chronograph. Como homenagem, ele deu-lhe o nome da lendária corrida de rua mexicana. Este duplo aniversário e a sua estreita ligação à lenda Carrera são celebrados pelas duas empresas com um projeto especial “Sonderwunsch”. Baseados no 718 Cayman GT4 RS, dois carros excepcionais foram fabricados em colaboração com a Porsche Latin America. O carro com número de corrida 154 está comemorando sua estreia neste fim de semana no Rennsport Reunion 7, o grande encontro de fãs no Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia.

A Porsche e a TAG Heuer são parceiras há muitos anos, que remontam a uma parceria de longo prazo no automobilismo, seguida de vários lançamentos colaborativos de relógios e que agora resulta no desenvolvimento de um projeto de carro exclusivo. O projeto Sonderwunsch ‘TAG Heuer x Porsche – Legends of Panamericana’ foi inspirado no 550 Coupé, no qual duas equipes clientes correram na Carrera Panamericana em 1953. É baseado no 718 Cayman GT4 RS. Sendo um automóvel intransigente que impressiona pela sua construção leve, afinação do chassis excepcionalmente ágil e aerodinâmica sofisticada, o design da série Cayman de maior desempenho é semelhante ao do lendário carro de corrida. O carro Sonderwunsch com número de corrida 154 será lançado neste fim de semana no Rennsport Reunion 7, onde será exibido na exposição ‘TAG Heuer Heritage Experience’.

Patrick Dempsey, piloto de corrida, ator norte-americano e embaixador da marca TAG Heuer e também da Porsche, não estará apenas presente na estreia no Rennsport Reunion 7; em meados de outubro, ele pilotará este novo esportivo na primeira e segunda etapas do Carrera Panamericana deste ano. O segundo carro, com número de corrida 152, também será apresentado lá. Este 718 Cayman GT4 RS, que difere apenas ligeiramente do primeiro carro, será leiloado no início de 2024 por uma boa causa.

Os dois carros esportivos foram construídos na oficina Porsche Sonderwunsch em Stuttgart-Zuffenhausen com o auxílio da Style Porsche, do arquivo da empresa, da Porsche Latin America e em parceria com a TAG Heuer. Os especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur aprimoram carros esportivos exclusivos com uma combinação de habilidade artesanal e atenção aos detalhes. Como parte da sua estratégia de cocriação, a Porsche está reinterpretando o seu lendário programa Sonderwunsch do final da década de 1970, que lhe permitirá projetar carros únicos solicitados pelos clientes.

Declarações sobre TAG Heuer x Porsche – Lendas da Panamericana

“Estamos muito satisfeitos por apresentar um dos nossos dois carros únicos Sonderwunsch como destaque da Rennsport Reunion deste ano. Ambos os carros incorporam características de design do lendário Porsche 550 Coupé. Ao mesmo tempo, o projeto demonstra mais uma vez do que o programa Sonderwunsch da Porsche AG é capaz”, explica Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássicos da Porsche AG.

“Com a TAG Heuer e a Porsche, a Carrera Panamericana reuniu duas marcas que têm muito em comum: inovação, paixão pelas corridas e realização de sonhos. Queremos celebrar a nossa parceria com este par de carros únicos. É também um presente para nossos muitos clientes entusiasmados na América Latina”, afirma Robert Ader, Chefe de Marketing da Porsche AG.

“A Porsche Latin America celebra a lendária participação da Porsche na La Carrera Panamericana entre 1952-1954, com a criação destes dois veículos especiais. Este ano estamos orgulhosos não só de ter criado uma homenagem ao número 152 que venceu na sua classe na Carrera Panamericana em 1953, mas também de reconstituir a corrida por equipas com o veículo número 154. Em apoio aos nossos programas de Responsabilidade Social Corporativa, o número 152 também será leiloado para fins nobres no México”, expressou Tobias Eninger, CEO da Porsche América Latina.

TAG Heuer x Porsche representa duas empresas (parceria estratégica) e um projeto conjunto para comemorar o aniversário deste ano (60 anos da coleção Carrera), de acordo com o CMO da TAG Heuer, George Ciz: “Este é realmente um momento emocionante para a TAG Heuer. Esta nova colaboração com a Porsche representa o auge da nossa dedicação partilhada à precisão e ao desempenho. É uma fusão da nossa herança automobilística e uma celebração do espírito do automobilismo. E é o próximo passo lógico da nossa parceria. Estes carros são uma prova do que é possível quando duas marcas icónicas se unem para criar algo verdadeiramente excecional. Portanto, era lógico nesta ocasião prestar homenagem ao “Carrera” projetando uma característica muito especial do carro: o módulo de cronômetro TAG Heuer no console central.”

“A Carrera Panamericana tem um estatuto muito especial, pois durante muito tempo foi considerada a corrida mais difícil do mundo. Tenho o privilégio de seguir o caminho dos primeiros sucessos do automobilismo da Porsche e do lendário Carrera da TAG Heuer, e de estar na linha de largada da prestigiada corrida deste ano”, disse Patrick Dempsey, ator norte-americano, piloto de corrida e embaixador da marca TAG. Heuer e Porsche. Dempsey é um entusiasta piloto da Porsche e tem sua própria equipe de corrida.

Muitos elementos de design que fazem referência à Carrera Panamericana

Vários elementos de design do projeto Sonderwunsch fazem referência à conexão de longo prazo que as duas empresas têm com a corrida Carrera Panamericana. Os números de corrida 152 e 154, respectivamente, estão pintados nas portas e no teto dos carros. As fotos do Porsche 550 Coupé que competiu na lendária corrida forneceram ao designer Grant Larson, da Style Porsche, um modelo para projetar os números da corrida. Eles são recuados em letras negativas e delimitados por um substrato amarelo com um número de corrida.

Os dois carros são pintados em Le Mans Silver Metallic. Muitos dos outros componentes exteriores são da mesma cor, incluindo os ângulos das janelas, os painéis das diversas entradas de ar frontais e laterais, bem como todas as peças de acabamento em tecido de carbono. A pintura especial foi criada numa colaboração de sucesso entre a Porsche France, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) e os especialistas da Porsche AG. Por ocasião do 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans, esta pintura foi desenvolvida especialmente para o ‘911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition’ e também está a ser utilizada no projeto 718 GT4 RS. A pintura faz referência à cor exterior do primeiro vencedor das 24 Horas de Le Mans (356 SL Coupé, 1951). Em 1953, dois carros Porsche 550 largaram em Le Mans pela primeira vez, conquistando os dois primeiros lugares na classe de 1,5 litros.

No meio do capô e nas lâminas laterais da asa traseira, os modelos Sonderwunsch trazem o logotipo da TAG Heuer em cinza um pouco mais escuro. Esta marca nominativa figurativa também pode ser vista através do vidro traseiro, na caixa do filtro de ar do motor central, bem como nas tampas dos cubos das rodas dos aros da trava central. Um motivo Pégaso na asa dianteira esquerda (número de corrida 152) e alternativamente no arco da roda traseira esquerda (número de corrida 154) nos lembra que o 550 Spyder que a Porsche inscreveu na Carrera Panamericana foi um dos primeiros carros de corrida com publicidade dos patrocinadores. O cavalo alado fazia parte do logotipo da Mobil Oil. A Porsche Tequipment está agora a recriar uma versão original deste Pegasus como autocolante para todos os clientes Porsche.

No interior, o couro Guards Red dos bancos contrasta com o preto do painel e do revestimento das portas. O pacote interior a bordo tem acabamento em alumínio anodizado preto. Os raios do volante também são pretos. Um detalhe brilhante é o ponto cruz tricolor nas cores da bandeira mexicana e do logotipo da TAG Heuer. Essas costuras verdes, brancas e vermelhas podem ser vistas, por exemplo, no aro do volante e no painel. A inscrição “GT4 RS Panamericana Special” está fresada nas proteções das entradas das portas e foi impressa no porta-copos do lado do passageiro. Os especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur costuraram dois elementos importantes do logotipo da Carrera Panamericana nos encostos de cabeça dos bancos: as letras e o boné estilizado do piloto de corrida. Este último também aparece nas tampas das válvulas. O logotipo da TAG Heuer está gravado no apoio de braço entre o motorista e o passageiro. Uma característica especial do carro com número de corrida 154 é o módulo de cronômetro TAG Heuer no console central.

Como uma homenagem à longa história da TAG Heuer na criação de dispositivos de cronometragem montados no painel, o carro vem com novos temporizadores inspirados no Heuer Rally Master original, um dispositivo que separava as funções de contagem do tempo e de cronógrafo. De um lado estava o Master-Time, um relógio com reserva de marcha de oito dias possibilitada pelo Calibre 63, movimento de cano duplo. O Master-Time foi combinado com o cronógrafo Monte Carlo. Nomeado em homenagem ao famoso rali, ele tinha um registro central de segundos e minutos com um gravador de horas saltadas. Juntos, o relógio e o cronógrafo tornaram-se uma presença constante nos carros de competição da década de 1960. O Heuer Rally Master foi frequentemente disponibilizado como equipamento opcional em carros esportivos, especialmente nos da Porsche. Este componente foi desenhado e feito especialmente para o projeto. A Heuer e, portanto, a TAG Heuer têm, de longe, o legado mais extenso de uma grande marca relojoeira em relação aos dispositivos de cronometragem montados no painel.

Desde o lançamento do Time of Trip em 1911, utilizado para a aviação, até o Autavia, que chegou em 1933 e estreou o nome combinando Aviação e Automóvel, o dash timer foi um dos primeiros elos para nós com essas disciplinas e ajudou a construir nossa marca reputação por criar dispositivos de cronometragem utilitários e confiáveis para aplicações difíceis.

A inspiração para os novos temporizadores foi o conjunto Rally Master original, um conjunto emparelhado de dispositivos lançado em 1958 que separava as funções de contagem das horas e cronógrafo. O Master Time é um relógio com reserva de marcha de oito dias, possibilitado por um movimento de cano duplo da Revue Thommen, o Calibre 63, com modelos posteriores utilizando o Calibre Aragno 28 com um único cano maior.

Emparelhando o Master Time estava o cronógrafo Monte Carlo (havia também outros modelos, incluindo o Sebring e o Auto-Rallye, mas o Monte Carlo é o mais conhecido). Nomeado em homenagem ao famoso rali, ele tinha um registro central de segundos e minutos com um gravador de horas saltadas. O movimento base era de A Schild, Calibre 1666, com as complicações jumper hour criadas por Dupois-Depraz.

A dupla chamada Rally Master tornou-se uma presença constante nos carros de competição da época, principalmente naqueles usados em ralis e eventos de regularidade. O modelo também apareceria como equipamento opcional nos carros esportivos da época, principalmente nos da Porsche.

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