Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)

Maior encontro de veículos antigos do Brasil que acontece até 24/04, em Águas de Lindoia, reúne diversas raridades
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Caravana da Bahia – Cedida pelo Veteran Car Clube da Bahia 2 Foto: Divulgação

A 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) traz uma novidade: pela primeira vez haverá premiação dos veículos que mais se destacaram, o que movimenta este terceiro dia de evento (23). De acordo com estimativas, aproximadamente 200 mil pessoas passaram no EBAA nos dois primeiros dias. O Encontro segue até as 14h de amanhã (24).

Entre os mais de 800 veículos expostos no jardim da Praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindoia, que disputam a premiação, há várias raridades de clássicos, originais, restaurados, hot rods, streets e gigantes caminhões antigos. Entre elas, um tem chamado bastante atenção do público: um Schwimmwagen de 1944, carro tipo anfíbio, que possui a facilidade de locomover-se tanto em terra firme quanto em águas de rios, lagos ou no mar. São muito utilizados por tropas anfíbias, tais como os fuzileiros, para realizar desembarques em praias.

Volkswagen Schwimmwagen 1944 Foto: Fabrício Junqueira

Delfim Fernandez, um dos sócios do anfíbio há 38 anos, explica que a origem do nome é alemã e vem de carro de nadar do povo. Segundo ele, durante a Segunda Guerra Mundial, foi pedido que fosse projetado um carro que conseguisse atravessar rios e pequenos lagos, então o Ferdinand Porsche, designer da Volkswagen, ficou encarregado de projetar. Foram fabricados cerca de 14.500 e, hoje, no mundo, existem apenas uns 150, sendo dois no Brasil, no entanto, só esse em condições de navegar.

Fernandez disse que esse veículo chegou ao Brasil por meio de um suiço que se mudou para cá e, devido às dificuldades financeiras, precisou vender. Ele acrescenta que o carro é 4×4,  tem marcha reduzida, pode até subir montanhas, ou seja, um carro off road e ao mesmo tempo anfíbio. Como é o único desse tipo em toda feira, sempre chama atenção. “O pessoal fica fascinado. É o xodó do evento. A gente fica muito feliz com isso, porque, realmente, a gente vem por amor”, finaliza.

Caravanas

Foto: Fabricio Junqueira

O EBAA não reúne apenas amantes e colecionadores da região de Águas de Lindoia. Foram organizadas caravanas das mais diversas regiões do Brasil, de leste a oeste, de norte a sul. “Águas de Lindoia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento”, afirma Junior Abonante, um dos organizadores do EBAA. O evento é uma iniciativa de Junior com o pai, Mingo Abonante, aficionados por veículos antigo

Entre as caravanas, está a organizada pelo Veteran Car Clube da Bahia. São 16 carros, um caminhão e uma cegonha, possantes raros e lustrosos que colocaram as rodas na estrada.  Viajaram 1.900 km de Salvador para Águas de Lindóia em quatro dias de viagem. “Formamos o maior comboio que já chegou até aqui ”, disse Erick Soares.

Há mais de dez anos ininterruptos o clube de colecionadores da Bahia prestigia os encontros de Águas de Lindoia. De acordo com o coordenador do comboio, Antonio Carlos Gouveia, em 2019, último ano em que o EBAA foi realizado antes da pandemia, a Bahia apresentou 86 participantes e oito veículos, alguns premiados. Foi considerado o maior grupo de antigomobilistas presente nas edições do evento. Este ano, conforme o coordenador, o grupo conta com mais participantes.

“O comboio Veteran Bahia é mais que um contingente de veículos em movimento. Tornou-se um estilo de vida e aventura, aumentando a cada edição os seus adeptos que buscam com antecipação a preparação de suas máquinas do tempo para a grande aventura anual”, explica Gouveia.

Serviço

Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA)

Data: até 24 de abril de 2022

Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)

Informações: http://encontroaguasdelindoia.com.br/

Realização: Relicário Autos Antigos e BJ Eventos

Programação para os próximos dias

23/04 – Sábado

10h – Show ao Vivo no Espaço Baterias Cral

12h – Encerramento da Avaliação dos Veículos

14h30 – Divulgação do Resultado da Avaliação dos Veículos para Premiação

15h – Palestra da FBVA no Salão Safira do Hotel Monte Real

16h – Happy hour com música ao vivo no Lounge Fábio Steinbruch

17h – Show ao Vivo no Espaço Hot Rods – Praça Adhemar de Barros

18h – Novidade – Cerimônia de Premiação dos veículos que mais se destacaram no 7º EBAA, pela primeira vez

Acontecerá em frente ao Hotel Majestic, com um delicioso coquetel em clima de boteco (haverá translado para expositores). Após a premiação, os veículos deverão voltar aos gramados com a roseta de premiação

19:30 – Encerramento dos trabalhos das Secretarias e fechamento das Portarias

24/04 – Domingo

8h – Abertura da Secretaria e Recepção dos Veículos

Entrega de Kits de Expositor em frente ao Hotel Monte Real

11h – Show ao Vivo na Praça de Alimentação

12h – Encerramento e desmontagem do 7º EBAA