O Goiás Social e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançam, nesta terça-feira (16), o projeto CineLeitura do Bem – Cultura que Aproxima, iniciativa voltada à democratização do acesso à cultura e à educação em Goiás. A proposta tem como foco principal estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, com ações gratuitas que unem literatura, cinema e atividades educativas.
O lançamento acontece às 16h, na Praça Cívica, em Goiânia, com programação aberta ao público, incluindo contação de histórias e atividades literárias voltadas para crianças. Com investimento de R$ 5,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza (Protege Goiás), o projeto prevê sessões itinerantes de cinema, oficinas temáticas, bibliotecas móveis e rodas de leitura em 120 municípios e distritos goianos. As ações contemplam, principalmente, alunos das redes municipais e estaduais de ensino.
As atividades do CineLeitura do Bem serão realizadas por meio de unidades móveis equipadas com tecnologia audiovisual e estrutura adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. A proposta é levar as ações a locais de fácil acesso, ampliando o alcance cultural em regiões fora do eixo da capital.
Além das sessões de cinema, o projeto inclui bibliotecas móveis, oficinas temáticas, rodas de leitura, palestras educativas e contação de histórias. A iniciativa busca ampliar repertórios culturais, fortalecer a formação cidadã e contribuir para a permanência escolar e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Democratização da Leitura
Segundo a coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado, o projeto integra uma política pública mais ampla. “A democratização do acesso à cultura é parte fundamental do propósito do governador Ronaldo Caiado de romper com o ciclo da pobreza, promovendo lazer, bem-estar, cidadania e inclusão social”, afirma.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que o CineLeitura do Bem amplia uma ação já existente. “O projeto nasce a partir do Cine Goiás Itinerante e incorpora leitura e literatura, alcançando ainda mais pessoas com atividades gratuitas e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento cultural em diferentes regiões do Estado”, explica.
Para a execução do projeto, a Secult publicou o Edital de Chamamento Público nº 04/2025, que selecionará uma Organização da Sociedade Civil (OSC). As propostas devem ser enviadas até 23h59 do dia 27 de dezembro de 2025, exclusivamente por e-mail. Durante o evento de lançamento, também será aberto o chamamento para que municípios interessados possam se inscrever e receber as ações culturais do CineLeitura do Bem em suas localidades.
Serviço: Lançamento do projeto CineLeitura do Bem
Data: terça-feira (16)
Horário: 16h
Local: Praça Cívica, Centro, Goiânia














