A possibilidade de contar histórias através da arquitetura e da decoração sempre foi o que motivou a Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo, desde seu surgimento, em 2017. Por isso, em mais uma edição em Goiânia, a organização aposta no poder da cultura do Estado e apresenta o tema para 2022: “Riquezas de Goiás”. Os arquitetos e designers terão a oportunidade de abusar da sua criatividade para mostrar a cultura, o turismo, a economia, o esporte e arte em ambientes que serão montados na casa da Enec Engenharia, na T3, mesmo endereço da edição 2021.
A diretora do evento, Joseane Pereira, conta que a casa já está pronta para receber os novos ambientes. “Quando pensamos na Mostra Kzulo, a primeira coisa que vem à mente é que história vamos contar dessa vez. Queremos que os profissionais extrapolem seus limites para mostrar como nosso estado é forte, e que eles representem essa força com beleza e harmonia em seus espaços”, pontua.
Para elaborar o conceito deste ano, ela contou com a ajuda da agência de marketing digital, Garcia Marketing, que trabalhou no conceito que será visto nas redes sociais e anúncios da Kzulo deste ano. “Pensar nas Riquezas de Goiás nos leva a tantos lugares e insights que ficou impossível trazer apenas um elemento. Por isso vamos usar várias peças para despertar no arquiteto, o desejo de fazer um ambiente belíssimo”, explica Humberto Garcia, CEO da empresa.
Entre uma arte e outra, um post ou anúncio, o público vai se deparar com riquezas como a fauna representada na flor do pequi e do ipê, na cultura que vem em forma dos bois das cavalhadas, na poesia e na música além da arquitetura colonial e rural, muito presente no dia a dia dos goianos. “O agronegócio e o esporte também serão referenciados e já tem até ambiente reservado por arquitetos renomados”, antecipa Joseane que diz estar muito empolgada com essa nova edição, que marca o segundo ano na capital goiana.
Como sempre, os ambientes devem trazer elementos que falem do que torna o estado de Goiás especial e neste caso, as Riquezas de Goiás, como sua cultura peculiar, fauna, flora, poesia, música, esporte, economia e personalidades. O objetivo é despertar a criatividade dos profissionais participantes. “Será possível uma sala que representa a delicadeza das poesias de Cora Coralina? um escritório que espelhe a pujança do agronegócio no estado? quem sabe algum designer não queira homenagear Pedro Ludovico Teixeira?”, sonha a diretora. O desafio já está sendo abraçado por muitos.
Vale lembrar que muitas histórias já foram contadas pela Mostra Kzulo que começou em 2017, em Anápolis e desde então se consolidou como um evento que extrapola o conceito básico e trivial de mostrar tendências, e faz questão de se inserir num contexto cultural e busca emocionar. Já foram três edições em Anápolis, uma em Goiânia e uma em Marabá, no Pará.
Este ano a mostra está prevista para acontecer entre os dias 16 de setembro a 30 de outubro.