Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Cores podem influenciar na produtividade

Algumas são capazes de criar um impacto relacionado ao conforto emocional
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Projeto Thais Schiavo Arquitetura e Interiores (Foto: Amauri Fujii)

Com o home-office praticamente estabelecido na rotina de trabalho muitos fatores podem distrair e diminuir a produtividade. Entretanto, um grande aliado pode ser encontrado na composição de cores do ambiente. Elas são capazes de provocar diversas sensações, desde estimular a atividade cerebral, até proporcionar um ambiente tranquilo e relaxante, permitindo a execução de atividades profissionais e de lazer.

Segundo a WGSN, consultoria especializada em tendências de comportamento, a escolha de uma cor pode ser guiada pelo desejo de aliviar a ansiedade ou obter energia e equilíbrio, por exemplo. Isso ocorre, pois, as tonalidades possuem impacto relacionado ao conforto emocional das pessoas. Por exemplo, um ambiente onde o vermelho predomina tende a estimular maior precisão e aptidão daqueles que necessitem melhorar a memória e a atenção, revela um recente estudo elaborado por cientistas da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá. Enquanto as cores quentes estimulam o aumento da atividade cerebral, a escolha correta para fomentar ou aumentar a criatividade é trabalhar e se movimentar em ambientes de cor azul.

Com mais de 80 anos no mercado e produtos criados a partir de um estudo minucioso da equipe de pesquisa e inovação, a Todeschini conta com opções de cores mais modernas capaz de tornar qualquer ambiente ainda mais sofisticado e produtivo. A empresa lançou recentemente uma campanha de valorização das cores nos ambientes, que busca despertar sensações através do uso assertivo das tonalidades. Confira algumas cores e seus benefícios.

Azul

(Divulgação)

O tom de azul do padrão Índigo da Todeschini oferece um efeito energizante instantâneo aos olhos e garante elegância sem esforço. Versátil, ele emana estabilidade e sofisticação em igual medida. Afinal, é uma cor que se relaciona com a atenção plena, meditação e é capaz de inspirar sentimentos de autorreflexão. É possível combinar com outros elementos, como madeira e pedras.

Verde

(Divulgação)

Escolhida pela WGSN em 2020 como uma das cores que invadiria o décor, o padrão Oliva cria uma sensação de um lar calmo e ao mesmo tempo que traz um ar natural e de frescor. O toque acinzentado do padrão confere um efeito que é muito apreciado por diferentes gerações de consumidores, passando a sensação de conforto e acolhimento.

Brancos e tons neutros

(Divulgação)

Os tons neutros, assim como o branco promovem a criatividade, principalmente se o local possui muita luz natural. Em ambientes pequenos, a cor branca transmite uma sensação de amplitude, o que é benéfico especialmente para locais não preparados para o home – office. Além disso, o uso desta tonalidade remete a um ambiente calmo e tranquilo.

O padrão Pecan, da Todeschini, é inspirado na noz que leva seu nome e contribui para a sensação de harmonia e equilíbrio nos interiores, com um tom neutro sutil, mas que traz um toque quente e levemente terroso para a decoração. O padrão ainda é uma excelente alternativa aos tons de cinza, incorporando uma vibração sutil e natural.