Brasil bate recorde histórico e recebe 9,3 milhões de turistas internacionais em 2025

Crescimento de 37,1% supera marca anterior, ultrapassa a meta do Plano Nacional de Turismo e é impulsionado por visitantes da Argentina, Chile, Estados Unidos e países da Europa
Brasil bate recorde histórico e recebe 9,3 milhões de turistas internacionais em 2025
Foto: Divulgação
Brasil bate recorde histórico e recebe 9,3 milhões de turistas internacionais em 2025
Foto: Divulgação

O Brasil registrou, em 2025, o maior volume de turistas internacionais de sua história. Ao todo, 9.287.196 visitantes estrangeiros desembarcaram no país ao longo do ano, consolidando um crescimento de 37,1% em relação a 2024, que até então detinha o recorde, com cerca de 6,7 milhões de chegadas. Além de superar o desempenho do ano anterior, o resultado também ficou acima da meta estipulada pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, que previa 6,9 milhões de turistas internacionais em 2025. Na prática, o número alcançado representou uma superação de 34,6% da expectativa, indicando o fortalecimento do Brasil no cenário global do turismo.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho reflete uma estratégia consistente de promoção internacional e ampliação da conectividade aérea. “Superamos todas as expectativas e fizemos de 2025 o maior ano da história do turismo internacional no Brasil. Levamos ao mundo a marca da nossa autenticidade, da nossa diversidade e do soft power brasileiro, que tem encantado o planeta”, afirmou.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, também destacou a articulação entre o poder público e o setor privado como fator determinante para o resultado. “Alcançar esse recorde só foi possível graças a uma parceria sólida entre Ministério do Turismo, Embratur e o trade turístico, mostrando ao mundo a hospitalidade e o potencial do Brasil como um dos grandes destinos globais”, disse.

Países que mais nos visitaram

O crescimento se manteve até o último mês do ano. Em dezembro de 2025, o país recebeu 896.488 turistas internacionais, número 11% maior do que no mesmo período de 2024. O mês se consolidou como o quarto melhor do ano em volume de chegadas, atrás apenas de janeiro, fevereiro e março. Entre as principais portas de entrada, São Paulo liderou o ranking, com 2.753.869 visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2.196.443, e pelo Rio Grande do Sul, que recebeu 1.535.806 turistas ao longo do ano.

No recorte dos mercados emissores, a Argentina manteve a liderança, com 3.386.823 visitantes, seguida por Chile e Estados Unidos. Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha somaram, juntos, mais de 1,2 milhão de turistas. O desempenho recorde reforça o turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, além de sinalizar um cenário promissor para os próximos anos, alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Turismo.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.