Atleta goiano conquista 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Fotos: Divulgação

O atleta goiano Marcus Burguer conquistou o segundo lugar no campeonato brasileiro de jiu-jitsu que ocorreu no último sábado, 26, em Barueri (SP), um dos torneios mais difíceis e respeitados do país. Com 31 anos, Burguer é atleta profissional de Jiu-Jitsu, faixa preta há quase nove anos e carrega no currículo títulos importantes como campeão sul-americano, campeão pan-americano e vice-campeão mundial.

Estudante de engenharia agrônoma, a história de Marcus no Jiu-Jitsu começou cedo, ainda em Tocantins, para onde se mudou ainda criança. Aos 13 anos, ele iniciou o treino escondido do pai. O atleta destaca que naquela época, a arte marcial ainda carregava um estigma pesado, associada a brigas de rua, o que o fez começar às escondidas, com medo da reação da família.

O segredo não durou muito, meu pai, amante de esportes e lutas, logo descobriu. Para a minha surpresa, ele apoiou a decisão assim que percebeu que eu levava o esporte a sério”, afirmou Marcus.

Entre idas e vindas típicas da infância, Marcus só engatou de vez no Jiu-Jitsu ao se mudar para Palmas. Lá, treinou com uma galera forte que competia regularmente e foi nesse ambiente competitivo que ele percebeu que poderia ir além e se profissionalizar.

Mesmo cursando faculdade e trabalhando no ramo agropecuário, vi no Jiu-Jitsu mudar completamente a minha trajetória. E em 2013, voltei para Goiânia decidido a viver do esporte. De lá pra cá, não parei mais”, ressalta o atleta.

Desafios

Apesar das conquistas, Marcus não esconde os desafios fora dos tatames. “Competir é muito caro. A gente tira do próprio bolso, faz rifa, corre atrás de ajuda e patrocínios. Tudo pesa: suplementação, alimentação, material, viagem“, explica.

Mesmo com as dificuldades, ele se mantém firme, colecionando vitórias e levando o nome de Goiás para o pódio nacional e internacional. “Hoje é a melhor fase da minha vida como atleta e sigo em busca de sonhos ainda maiores’, avalia.

Marcus já foi diversas vezes campeão do Centro-Oeste e ajudou a colocar Goiás no topo do ranking nacional. Agora, com o vice-campeonato brasileiro na bagagem, o próximo passo é mirar mais alto e, quem sabe, trazer o ouro na próxima temporada.

Você também pode se interessar por

Beleza

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em Milão e Roma

Cultura

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas 

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens dos rios

CASA

Lançamento da Consciente integra solução nas garagens para carros de alta performance

Solenne traz rampas de baixa inclinação, até cinco vagas por unidade e recursos sustentáveis

Gusttavo Lima O Embaixador Classic Goiânia
Cultura

Gusttavo Lima apresenta show “O Embaixador Classic” em Goiânia neste sábado (6)

Espetáculo reúne clássicos da carreira, novas músicas e participação especial de Eduardo Costa

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.