Durante “Showcase Canadá Brazil” 23 autênticas experiências canadenses serão apresentadas ao público brasileiro. Ação faz parte da estratégia global para aumentar visibilidade do Canadá em mercados estratégicos, como o Brasil
Nos dias 20 e 21 de agosto, 68 empresas brasileiras e canadenses se encontram no hotel Tivoli, em São Paulo, para o “Showcase Canada Brazil”, evento que promove destinos canadenses para o mercado turístico brasileiro.
Na ocasião, a Comissão Canadense de Turismo (CCT) apresenta sua Coleção de Experiências Únicas Canadenses, ou Signature Experience Collection (SEC), que traz as experiências mais autênticas do Canadá para turistas de todo o mundo. A expectativa é aumentar a presença brasileira no País fornecendo mais informações do que o turista pode encontrar de único no Canadá.
Em geral, os brasileiros vão para as províncias de Ontário, do Quebec e de British Columbia, seguidas de Alberta e Nova Scotia. “Além de explorar atividades dos roteiros conhecidos, queremos que os brasileiros tenham acesso ao que existe de único nestas experiências e em outras que são desconhecidas até mesmo para alguns canadenses.
Além de paisagens deslumbrantes e um contato cada vez mais próximo com o povo canadense que é muito amável, a coleção torna a experiência canadense mais real, mesmo antes do embarque”, explica Charles McKee, vice-presidente de Marketing e Vendas Internacionais da CCT.
Segundo a Source Global Tourism, em 2011, 73% dos viajantes brasileiros que pretendem ir ao exterior gostariam de conhecer o Canadá. A terceira edição do “Showcase Canada Brazil” é patrocinada pelo Turismo de Ontário (www.ontariotravel.net
Números & Estratégia
“O investimento feito pela CCT para os turistas brasileiros gira em torno de 1 milhão e 400 mil dólares e a cada dólar investido temos como retorno uma média de 21 dólares”, declara Charles. O brasileiro gasta, em média, 1.800 dólares em sua viagem e fica no país em torno de 20 dias, em função da diversidade de atrações, que mesclam atividades outdoors e urbanas.
“Nos primeiros cinco meses do ano (janeiro a maio) os visitantes brasileiros representaram 27.600 pernoites, um acréscimo de 9,5% em relação ao mesmo período de 2011. Este é um reflexo claro da estratégia que temos adotado, explorando qualidades que interessam ao brasileiro como o perfil do povo canadense, nossas belas paisagens, uma mistura incrível de natureza e centros urbanos, e uma culinária excepcional”, declara Siobhan Chretien, diretora Regional para Mercados Emergentes da CCT.
O Canadá, segundo maior território do mundo, é uma nação caracterizada por uma alta qualidade de vida associada à infra-estrutura de ponta e uma herança cultural que une a tradição dos povos nativos, o estilo de vida norte-americano e a cultura francesa coexistindo em harmonia. “O povo canadense preza suas origens e adora compartilhá-las seja em atividades culturais, quanto na vivência da exuberante natureza, na prática de esportes ou em uma boa refeição.
Para aproximar as duas nações, temos treinado operadores de turismo que se tornam verdadeiros especialistas no Canadá. Só em 2012, já treinamos face a face 700 pessoas. Pelo nosso sistema online, 429 estão em treinamento e 192 já são listados como operadores especializados”, complementa Sheila Nassar, diretora responsável pela CCT no Brasil.
De acordo com dados da CCT, 80% das viagens são comercializadas via agências de viagens. O interesse no Canadá continua crescendo. Em comparação a 2011, o aumento de viagens realizadas subiu 15%. A visibilidade do País também passa pelas ações promocionais desenvolvidas como wobblers, móbiles e marcadores de livros produzidos dentro de uma nova identidade visual. “Foram 8 mil itens solicitados por operadoras e agentes de viagem de todo o Brasil, confirmando o interesse no destino e o entusiasmo dos operadores em atrair mais turistas. O Canadá é o único destino que entrega material de ponto de venda na porta do agente de viagem com zero de custo para ele. É só solicitar”, complementa Sheila.
Para o Showcase Canada-Brazil, as operadoras também investiram em ações específicas para Campinas e Rio de Janeiro. As operadoras Abreu, Canadá Turismo e Soft Travel farão conjuntamente um treinamento em Campinas para 70 agentes. Os convidados responderão um quiz e os 5 melhores ganharão uma viagem ao Canadá, patrocinada pela CTC, operadoras e parceiros canadenses, porém, até a data do embarque, os agentes terão que ser especialistas em Canadá. No Rio de Janeiro, a mesma ação acontecerá liderada pela Abreu. Em ambos os eventos, os agentes de viagem contarão com treinamentos do Turismo de Vancouver, Turismo de Toronto, Via Rail, Hotéis Fairmont, Delta Hotéis, Turismo de Whistler, Turismo de Quebec e Turismo de Laurentides, além da Comissão Canadense de Turismo e das operadoras participantes.
Uma coleção de experiências autênticas canadenses
Parte da estratégia global da CCT é identificar em todo território canadense experiências autênticas. No total, 163 atrações já foram credenciadas sendo que, noBrasil, 23 passam a ser comercializadas por operadoras brasileiras. “As atrações escolhidas vão ao encontro do gosto do público brasileiro avaliado nos últimos anos. Periodicamente, estas experiências serão ampliadas”, explica Sheila Nassar.
Veja no documento em anexo quais experiências as operadoras vendem.
Lista de Operadoras
Agaxtur
Luisa Pires ou Fabio
Abreutur
Luca Souza
AIT
Leonardo Mignani ou Etiene
Ancoradouro
Cacalo Destro
Canadá Turismo
Fabiano Camargo
CVC
Bruno Macarrão Montanhini
Flot Operadora
Vilmara Souza
Flytour
Barbara Picolo
Inspiration Travel
Emilia Aielo
Interpoint
Frederico Levy
11 3087 9400
Maktour
Fabianne Edelmann
Marsans
Paulo Pimentel
Monark
Marco Ferraz
Nascimento Turismo
Melissa Rosa
11 3158 0007
New Age
Ana Taquecita
11 3138 4888
Personal Brasil
Pedro Falcón
41 3018 5580
Queensberry
Lika Nobre
11 3217 7212
Raidho
Roberto Nedelciu
11 3383 1200
Snowtime
Vivianne de Castro
11 3088 3700
Soft Travel
Ricardo Campos ou Magda Nassar
11 3017 9999
TGK
Patrícia Nakamura
11 3283 3233
patrí[email protected]
Tourlines
Alexandre Maffra
27 3200 3136
Trade Tours
Daniel Gil
11 3257 9788
Trend
Simone Araújo
11 3123 8555
saraujo@trendoperadora