Nem sempre é possível ir até a europa para fazer uma boa viagem e aproveitar o clima frio. Tão bonito e romântico quanto, é a Serra Gaúcha no Brasil. Na região todas as opções disponíveis do outro lado do oceano são encontradas com um sotaque bem brasileiro, e claro, mais acessível.
Essa região do Rio Grande do Sul é colonizada por imigrantes alemães e italianos. Então não é de se duvidar que a forte cultura européia esteja presente nos costumes, arquitetura, gastronomia e charmosas vinícolas. Tudo é tão perfeito que pode ser confundido com uma produção cinematográfica.
Com um pouco de sorte, o turista ainda pode sentir a sensação de andar debaixo da neve. E o melhor, fazer uma viagem pela gastronomia internacional:
• A italiana, também chamada de Pequena Itália, que engloba cidades como Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul e tem como base econômica a produção de uva e vinho;
• A alemã, com as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, conhecida como Região das Hortênsias, que ainda cultivam as festas e hábitos alimentar desse povo, com destaque para o café colonial;
• Região gaúcha, que não sofreu a influência dos imigrantes europeus, tem fábricas de couro, população com hábito de tomar chimarrão, belas paisagens, formada pelos cânions de Itaimbenzinho, Fortaleza e Malarca.