Carlos Alberto Amorim Ferreira: Perder um evento como esse é perder competitividade
Representantes de companhias aéreas nacionais e estrangeiras, operadores de turismo, cruzeiros marítimos, hoteleiros e demais empresários do setor de turismo já estão de malas prontas para o 39º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011. Há menos de duas semanas para o início do evento – considerado o maior do turismo entre as Américas – expositores revelam estratégias mercadológicas para os próximos anos e apontam o Brasil como mercado prioritário.
“A Feira das Américas – Abav tem uma importância fundamental para a indústria turística. A exposição funciona como um catalisador de negócios e uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e ampliarem suas redes de contatos profissionais”, destacou André Sydney Meyer, Coordenador de Marketing da Dinamarca, um dos 50 países que estarão presentes ao evento, dos quais muitos pela primeira vez, atraídos pelo potencial do mercado brasileiro.
Com o planejamento de investir de forma mais agressiva no mercado americano a partir de 2012, o Seychelles Tourism Board (STB) é um dos estreantes da Feira das Américas. Segundo o diretor para as Américas do STB, David Germain, “o Brasil foi identificado como um mercado possível no futuro.”
Empresas preparam lançamentos
Com praticamente todos os espaços dos três pavilhões dedicados a Feira das Américas – Abav 2011 comercializados – a venda já ultrapassou 90% das áreas disponíveis, os expositores preparam grandes lançamentos para apresentar e ditar o que será tendência no mercado em 2012. “Perder um evento como esse é perder competitividade. O que é novo, o que importa de fato, estará lá”, ressalta o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, por exemplo, vai aproveitar a Abav 2011 para anunciar a ampliação de sua plataforma de entretenimento, posicionando-se como um dos melhores parques do mundo e o principal empreendimento de lazer da América Latina. Além do acordo firmado com a Warner Bros Consumer Products (WBCP), que vai transformar duas áreas temáticas do parque com os personagens de Looney Tunes e Liga da Justiça, Hopi Hari mostrará sua nova montanha-russa que será lançada no primeiro semestre de 2012.
A executiva do Caesar Park / Caesar Business – Hotelera Posadas, Marcia Brown, aproveitará a oportunidade para apresentar sua nova unidade na América do Sul, o Caesar Business Puerto Montt no Chile, que abrirá suas portas em dezembro de 2011.
“É uma excelente oportunidade de informar e divulgar as nossas novidades, não só no Brasil, mas na América do Sul, em termos de serviços, promoções e novas aberturas, considerando que temos um plano muito especial até 2015 e que será capitaneado a partir do Brasil”, afirmou.
Para o vice-presidente Comercial e de Marketing da Azul Linhas Aéreas, Paulo Nascimento “este é o mais importante evento para o desenvolvimento do Turismo Nacional. Uma oportunidade para empresas apresentarem produtos, projetos e principais novidades. Além da grande importância na troca de experiência, formação continuada e discussões para melhoria do setor”.