A safra 2026/2027 de soja já começou sob muitos desafios para o produtor rural. Os altos custos de produção, a política econômica, a insegurança jurídica, as previsões climáticas desfavoráveis e o elevado nível de endividamento estão entre os fatores que preocupam o setor. Em momentos como esse, a informação se torna uma importante ferramenta para a tomada de decisões. Por isso, o Sistema Faeg/Senar/Ifag, o Sebrae e a Aprosoja-GO promovem o Fórum Goiano Cenários do Agro na próxima segunda-feira (28/9), na sede do Sebrae, em Goiânia.
“Nosso objetivo é levar para os produtores rurais uma visão mais atualizada dos principais fatores de risco que poderão afetar esta safra”, afirma o presidente em exercício do Sistema Faeg/Senar, Eduardo Veras. “Principalmente no que diz respeito a três temas que podem impactar as decisões dos produtores: a geopolítica mundial, que tem afetado significativamente os custos de produção; os possíveis impactos climáticos do Super El Niño; e a importância da gestão”, completa.
Para o presidente da Aprosoja-GO, Clodoaldo Calegari, o evento é uma oportunidade de reunir produtores rurais de diversas regiões de Goiás com profissionais especializados em áreas estratégicas para o setor. “A Aprosoja-GO vê este início da safra 2026/2027 com muita apreensão. Mas vamos orientar, debater e traçar estratégias para mitigar os riscos de mais uma safra desafiadora para o agro.”
Programação
O evento começa às 8h, com o credenciamento dos participantes. Na sequência, serão realizadas três palestras e um painel técnico, encerrando a programação ao meio-dia. O professor de Relações Internacionais da FGV, Oliver Stuenkel, abordará como as transformações da geopolítica mundial podem afetar a agropecuária brasileira. Em seguida, o professor de Agronomia da UFG, Rafael Battisti, apresentará a palestra “Impactos do Super El Niño e os riscos climáticos para a produção de alimentos”.
Já o engenheiro agrônomo e CEO da MPrado Consultoria Empresarial, Marcelo Prado, falará sobre a administração de custos, margens e decisões estratégicas para atravessar a safra 2026/2027 com maior eficiência. Ao final, os três palestrantes participarão de um painel para discutir estratégias voltadas à safra 2026/2027, com moderação do consultor de mercado da Terra Agronegócios.
A proposta do encontro é ampliar a visão dos produtores sobre os fatores que influenciam o agronegócio além da porteira, permitindo compreender os cenários atuais e futuros e transformar informação em estratégia para a nova safra. O evento é destinado exclusivamente a produtores rurais convidados, vinculados aos sindicatos rurais, associações e entidades organizadoras.
Serviço:
O quê: Fórum Goiano Cenários do Agro
Onde: Auditório do Sebrae Goiânia (Av. T-3, nº 1000, Setor Bueno)
Quando: segunda-feira, 28/09/2026
Horário: 08h00 às 12h30















