A Arvos Construtora promove, nesta quinta-feira (3), em Goiânia, um workshop dedicado às possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial na arquitetura. O encontro reúne os arquitetos Lucas Panobianco e Isabelly Romano para uma tarde de conteúdo, troca de experiências e networking com profissionais convidados.
Realizado a partir das 16h, no restaurante Pobre Juan, o evento faz parte da estratégia da Arvos para ampliar sua presença no mercado de arquitetura de alto padrão. A construtora busca estreitar relações com arquitetos que atuam nesse segmento e estabelecer novas parcerias para projetos residenciais e comerciais.
A programação coloca a inteligência artificial em discussão a partir de diferentes perspectivas. Entre os temas está o uso da tecnologia na concepção e na representação arquitetônica, além dos caminhos para preservar a identidade e as características individuais de cada cliente durante o desenvolvimento de um projeto.
Tecnologia aplicada à arquitetura
A programação aborda diferentes possibilidades de uso da inteligência artificial dentro dos escritórios de arquitetura. Lucas Panobianco parte de sua experiência com processos criativos e fotografia de arquitetura para mostrar como a tecnologia pode otimizar etapas do trabalho e contribuir para a apresentação dos projetos. Sua abordagem também contempla a produção de imagens realistas, área em que reúne conhecimento específico de fotografia de arquitetura. A proposta é discutir a IA como ferramenta integrada ao processo criativo, e não apenas como recurso de visualização.
Isabelly Romano amplia a discussão para o uso da inteligência artificial ao longo de diferentes etapas do trabalho do escritório. Especialista em neuroarquitetura, ela também apresenta como os princípios da área podem ser incorporados ao processo, aproximando tecnologia, comportamento e experiência. A abordagem dos dois profissionais parte de perspectivas complementares. Enquanto Panobianco concentra-se na otimização do processo criativo e na representação visual, Isabelly propõe uma visão mais ampla sobre o uso da IA no escritório e sua relação com a neuroarquitetura.
Para Edvan Rezende, diretor de Engenharia da Arvos, a proposta é aproximar tecnologia, criatividade e compreensão das pessoas. “O Workshop Arvos será um encontro exclusivo para arquitetos, pensado para proporcionar uma experiência enriquecedora de aprendizado, troca de ideias e networking”, afirma. O encontro também pretende discutir como as novas ferramentas podem contribuir no desenvolvimento dos projetos. “Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia pode potencializar a criatividade, apoiar decisões mais estratégicas e contribuir para a criação de espaços mais humanos e conectados às necessidades das pessoas.”

Aproximação com arquitetos
O workshop integra um movimento de posicionamento da Arvos no segmento de alto padrão. A empresa atua na construção de residências e projetos comerciais e busca ampliar sua rede de parceiros entre profissionais de arquitetura.
A construtora surgiu como um braço da Virta Engenharia e integra o Grupo Vallur. Entre suas frentes está o conceito Casa Arvos, voltado ao desenvolvimento de residências personalizadas de alto padrão. A atuação inclui gestão integral da construção, desde a concepção e consultoria até a execução da obra. A empresa também destaca o uso de metodologias de engenharia ativa e o acompanhamento dos canteiros.
Além do conteúdo apresentado pelos palestrantes, o encontro terá um momento dedicado ao relacionamento entre os profissionais. Os convidados também terão acesso a condições exclusivas de parceria com a Arvos. “O evento também será uma oportunidade para apresentar a Arvos, fortalecer relacionamentos e criar novas conexões com profissionais que compartilham da nossa visão de arquitetura e construção”, explica Rezende.
A proposta é usar o encontro como ponto de partida para uma aproximação mais consistente entre a construtora e arquitetos que trabalham com projetos personalizados e de alto padrão em Goiânia.
Serviço – Workshop Arvos – Inteligência Artificial para arquitetos
Quando: 3 de setembro de 2026
Horário: a partir das 16h
Onde: Restaurante Pobre Juan, Flamboyant Shopping
Público: evento fechado para arquitetos convidados
















