Zelo 53 – Acesse

Pesquisador da UFG, Anderson Soares lidera ranking de influência em Inteligência Artificial

Anderson Soares, fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial, foi apontado pelo estudo Pulso 2026/2027 como o nome mais influente do país na área
Anderson-Soares.-CEIA
Anderson Soares (Foto: Divulgação)
Anderson-Soares.-CEIA
Anderson Soares (Foto: Divulgação)

O pesquisador Anderson Soares, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), foi apontado como o nome mais influente do Brasil na área de Inteligência Artificial (IA). O reconhecimento aparece no estudo Pulso 2026/2027, realizado pela consultoria Deck em parceria com a Nexus.

O levantamento analisou mais de dois mil perfis em 21 setores da economia brasileira. Na área dedicada à IA, o estudo posiciona Anderson Soares entre os especialistas classificados como referências no tema, considerando aspectos como afinidade, influência, reputação, conteúdo, engajamento e volume. Na descrição apresentada pelo estudo, o pesquisador é destacado por compartilhar conteúdos técnicos sobre o desenvolvimento da IA como infraestrutura nacional e pesquisa aplicada. O levantamento também aponta sua atuação como uma ponte entre a academia e a iniciativa privada.

Pesquisa e formação

Anderson Soares tem doutorado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente, está licenciado da UFG para atuar como diretor de Inteligência Artificial da AI Brasil, comunidade dedicada ao tema que reúne mais de dez mil membros. Entre suas contribuições para a formação de profissionais na área, Soares presidiu a comissão responsável pela criação do primeiro bacharelado em Inteligência Artificial do Brasil.

A primeira turma do curso foi formada em 2024, com 15 estudantes. A trajetória do pesquisador também está diretamente ligada à criação e ao desenvolvimento do CEIA, iniciativa da UFG fundada em 2019 e voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções baseadas em dados e inteligência artificial.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial surgiu a partir de uma política pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Desde sua criação, o centro atua no desenvolvimento de projetos que aproximam pesquisa científica, governo e empresas. O modelo de atuação segue o conceito de tríplice hélice, baseado na colaboração entre academia, poder público e iniciativa privada. A proposta é desenvolver soluções de IA e dados aplicadas a diferentes setores.

A presença de Anderson Soares no levantamento reforça a participação da UFG e de Goiás no debate nacional sobre inteligência artificial. Sua atuação reúne pesquisa, formação acadêmica e aproximação entre o conhecimento produzido nas universidades e as demandas de empresas e instituições.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.