Considerada a vitrine do turismo para o setor especializado nacional e internacional, o 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV-2009), realizado no Rio de Janeiro até sexta-feira, 23, reúne 27 mil visitantes, entre profissionais e estudantes. O número representa incremento de 20% em relação ao ano passado. A área total do evento apresentou, nos últimos cinco anos, incremento de 192% e este ano ocupa área de 20 mil metros quadrados. O evento conta com mil expositores que divulgam e comercializam roteiros, entre eles o Estado de Goiás, por meio de sua agência oficial de divulgação turística, a Goiás Turismo. Este ano, são 41 países participantes, entre eles os estreantes Canadá, China, Colômbia, Irlanda, Jordânia, Quênia, Tailândia e Tanzânia.
Goiás participa com a divulgação de carros do Rali dos Sertões e dos principais destinos turísticos do Estado. Participar da ABAV, a maior feira da América do Sul, é uma excelente oportunidade de divulgarmos o Estado. A expectativa é sair com novos parceiros goianos, salienta o presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto. Tradicionalmente, a Goiás Turismo comparece ao congresso da ABAV, uma forma de atrair investimentos para uma das atividades econômicas que mais crescem na região.
Na abertura do congresso, o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, cobrou mais agilidade na resolução das demandas do setor. Gostaria de ver, em 2011, governadores engajados com o turismo para darmos continuidade ao bom trabalho desenvolvido. É preciso pressa e transparência nos planos, pontuou. Durante a solenidade de abertura, ontem, 21, estavam presentes a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, os governadores dos estados do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de Minas Gerais, Aécio Neves, e o ministro do turismo, Luiz Barretto. A ABAV é a prova do pioneirismo do turismo brasileiro, o qual deu uma resposta primorosa à crise mundial, enfatizou.
Em 2009, apesar da crise mundial, de acordo com dados do Ministério do Turismo, o setor espera crescimento de 20% em relação ao ano passado e, até o mês de outubro, apresentou incremento de 9% nos gastos de turistas estrangeiros no país. Os resultados foram influenciados, segundo o ministro do turismo, pelo investimento de R$1,7 bilhão em infra-estrutura. É muito difícil encontrar um setor mais dinâmico, plural e cheio de oportunidades do que o turismo. O setor é um instrumento de inserção social e desenvolvimento econômico.
O quê: Participação de Goiás no 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV-2009)
Quando: de quarta, 21, a sexta-feira, 23
Onde: Rio de Janeiro
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Goiás Turismo: 3201-8121