A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, na próxima quinta-feira (25), às 20h, no Teatro Basileu França, o Concerto Cênico Amor, Morte e as Paixões. Com entrada gratuita, o espetáculo tem regência de Eliel Ferreira, com direção de cena e dramaturgia de Wesley Neres e coreografia de Jefferson Cassemiro, o espetáculo reúne música, teatro e dança em uma reflexão sobre as paixões e a morte.
“O Concerto Cênico é um convite para viver as madrugadas em claro, de sentimentos confusos à espera do dia seguinte. Há um sentimento no peito de todo artista; é um medo que não finda e lembra da fragilidade. E é na fragilidade que habita a gloriosa dádiva da criação. Neste concerto teremos dois gênios criadores que enxergam a morte como um caminho para existir”, afirma Neres.
A segunda parte do programa traz a Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz, estruturada em cinco movimentos: Devaneios e Paixões, Um Baile, Cena Campestre, Marcha para o Cadafalso e Sonho de uma Noite de Sabá. “Embriagado de paixão e luxúria, um compositor busca na morte o consolo não retribuído pelo amor. E não morre, e vivo, entre delírios, compõe uma canção de alucinações. Nessas canções o primeiro amor não correspondido tem voz de melodia que, ao menos na loucura, lhe convida a dançar”, acrescenta.
Considerada uma das obras mais influentes do romantismo, a Sinfonia Fantástica será apresentada em uma montagem que une música e encenação. O concerto, realizado pela Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, destaca a relação entre amor, morte e criação artística.
Serviço: Concerto “Amor, Morte e as Paixões”
Quando: Quinta-feira (25/9), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Entrada: franca.