Pernambuco escolheu o Estado das águas termais de Caldas Novas para apresentar na acolhedora Goiânia o seu mais novo projeto de divulgação turística, o Pernambuco pra Você. Composto por rodadas de negócios, workshop, mostra gastronômica e apresentações de dança e música ao vivo, o evento pretende reunir 250 pessoas entre profissionais de turismo, autoridades e imprensa no próximo dia 20 de maio, terça-feira. A ação, realizada pelo Governo do Estado com as Secretarias de Turismo do Recife e do Ipojuca através do Recife Convention & Visitors Bureau, pretende incrementar em 10% a venda de pacotes turísticos com destino à terra do frevo.
Recife e Goiânia, primeira cidade a sediar o Pernambuco pra Você, têm lá suas semelhanças. Ambas são dotadas de restaurantes de primeira linha e muitos bares. Enquanto a capital de Goiás conta com 800 restaurantes e 1,2 mil bares, no Recife e Região Metropolitana são 1,8 mil empresas no setor de alimentação fora do lar. Além disso, assim como o Recife, segundo maior pólo médico do Brasil, Goiânia é considerada centro de excelência médica em diversas especialidades como cardiologia, neurologia e radiologia, ficando a 45km do maior pólo fármaco-químico do País.
A ação divulga a diversidade de Pernambuco, com ênfase na capital multicultural do País, o Recife, e na badalada praia de Porto de Galinhas. Segundo Sílvio Costa Filho, secretário de Turismo de Pernambuco, o projeto tem o papel de reforçar a imagem do Estado junto ao mercado nacional, mostrando suas potencialidades turísticas e culturais.
O projeto terá a participação do maestro Spok com um espetáculo de dança e música, onde, através dos diversos ritmos pernambucanos, será possível fazer uma viagem aos muitos encantos do Estado. O décor, projetado por Romildo Alves, terá como tema a bandeira de Pernambuco. No quesito gastronomia, mostrando porque Recife é considerada o terceiro pólo gastronômico do País e o primeiro no Norte – Nordeste, o chef César Santos assinará em conjunto com outras 15 chefs da gastronomia pernambucana, um cardápio composto por elementos regionais e da cozinha contemporânea.
A escolha das cidades a serem visitadas foi determinada por mercados que precisam ser fortalecidos ou que estão ainda em ascensão, com base em pesquisas do trade. A primeira etapa do projeto contempla, além de Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Uberlândia, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Aracaju, Maceió, Natal, Fortaleza e Teresina. Com isto, espera-se impactar cerca de 4,2 mil pessoas, entre agentes de viagens, operadores, autoridades políticas e formadores de opinião. “Com a realização do projeto, pretendemos divulgar todos os nossos atrativos turísticos e culturais, mostrar aos destinos contemplados pela ação, a qualidade de nossos produtos e equipamentos turísticos”, cita José Otávio Meira Lins, presidente do Recife Convention Visitors & Bureau.
A ação contempla ainda visitas e blitze a operadoras e agências de viagens com um investimento de R$ 6 milhões e expectativa de retorno de R$ 100 milhões. Nesta primeira etapa, o “Pernambuco Pra Você” prevê a visita a 14 cidades nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.