Comitiva goiana liderada por Ronaldo Caiado firma parcerias comerciais durante missão na Índia

Ronaldo Caiado Índia
Governador Ronaldo Caiado e o governador do Estado de Maharashtra, C. P. Radhakrishnan (Foto: Júnior Guimarães)

Uma comitiva de dirigentes de cooperativas goianas participa de uma missão comercial na Índia para conhecer tecnologias e soluções aplicáveis ao agronegócio. O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que lidera o grupo, destacou o interesse na experiência da IFFCO, cooperativa indiana especializada na produção de adubos, incluindo nanofertilizantes que reduzem o impacto ambiental.

Outra tecnologia que chamou a atenção dos cooperativistas goianos foi a produção de biometano a partir de rejeitos da produção rural. A solução pode ser uma fonte de energia renovável estratégica para a transição energética. “Esse projeto tem total sinergia com as pequenas cooperativas em Goiás, pois permite o uso do capim como biomassa”, afirmou Pereira.

Como resultado das negociações, um memorando de entendimento foi assinado entre representantes goianos e indianos para a futura instalação de uma fábrica de biometano em Goiás. O acordo está entre os principais avanços da missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado.

Parcerias e oportunidades comerciais

A comitiva do Sistema OCB/GO integra a missão comercial do governo de Goiás, iniciada em 8 de fevereiro e com encerramento nesta sexta-feira (21). Oprincipal objetivo é fortalecer relações comerciais com empresas e instituições indianas dos setores de lácteos, insumos e implementos agrícolas. O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da presença das cooperativas goianas nesse tipo de missão. “Agradeço ao Luís Alberto pelo empenho em apoiar as ações do governo e fortalecer o cooperativismo goiano no cenário internacional”, afirmou.

Caiado também defendeu o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro e firmou cooperação comercial com a United Phosphorus Limited (UPL), uma das maiores empresas do setor agroquímico mundial. Em reunião realizada em Mumbai, nesta quarta-feira (19), o governador enfatizou que Brasil e Índia não são concorrentes, mas parceiros estratégicos. “Não estamos competindo, somos parceiros”, afirmou.

O presidente e co-CEO da UPL, Vikram Sroff, manifestou interesse em desenvolver um projeto piloto em Goiás, pioneiro no Brasil, com serviços voltados para agricultores e usinas de cana-de-açúcar. A empresa atua globalmente e mantém operações no Brasil, com unidades em São Paulo e participação na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, fornecendo produtos como fungicidas, herbicidas e agentes biológicos. “O mundo está buscando uma alternativa aos produtos chineses e é aí que podemos entrar”, disse Sroff.

Na sequência de compromissos, o governador Ronaldo Caiado esteve com o governador do Estado de Maharashtra, C. P. Radhakrishnan para trocar experiências e conhecer o planejamento institucional do estado indiano. Com múltiplos temas abordados, o líder goiano defendeu parcerias para desenvolver áreas estratégicas como novos modais de transporte, infraestrutura e transição energética. “Nós temos fontes renováveis que, sem dúvida alguma, trabalham fortemente para a descarbonização. Me impressionou muito o projeto do governo da Índia que se propõe a atingir, em 2070, a total descarbonização aqui do país”, comentou.

O encontro contou com a participação de representantes do governo de Goiás e de indústrias e setores ligados ao agro, incluindo a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Grupo Jalles Machado, Porto Seco de Anápolis, Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-Goiás).

Ronaldo Caiado Índia
Caiado participa de reunião com multinacional do setor agroquímico (Foto: Júnior Guimarães)

Cooperativismo na Índia

A Índia possui cerca de 800 mil cooperativas e mais de 230 milhões de cooperados, atuando principalmente nas áreas de agricultura e pecuária. As cooperativas de crédito agrícola primário (PACS) e de produtos lácteos representam uma parcela significativa da produção nacional. Assim como no Brasil, as cooperativas de crédito indianas fornecem serviços financeiros, facilitam o acesso ao crédito e promovem a inclusão financeira.

Ronaldo Caiado Índia
(Foto: Divulgação)

Você também pode se interessar por

Cine Cultura Ghibli Fest 2025
Arte e Entretenimento Cultura Destaques Zelo

Cine Cultura exibe Ghibli Fest 2025 com clássicos da animação japonesa

Mostra celebra 40 anos do Estúdio Ghibli com sessões dubladas e legendadas em Goiânia

Decoração

Florense Goiânia apresenta EntreÁguas Milagres em preview exclusivo

Evento em parceria com a Adamo revela projeto imobiliário de alto padrão em Alagoas, com consultoria de Martha Medeiros

Solenne Consciente Ram House
Decoração

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.