A artista plástica goiana Eloisa Lobo, conhecida por suas obras de arte marcadas pelo lúdico e por seus traços marcantes, é uma das integrantes da exposição Maravilhas do México, que acaba de ser inaugurada em Brasília, com um conjunto de obras inéditas assinadas por 12 artistas brasileiros. A mostra traz duas telas da goiana inspiradas na vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, eternizada por seus autorretratos surrealistas. “Eu enalteço com um toque de magia aquilo que para ela era tão duro e penoso. Assim, consegui ver nas obras de Frida o verdadeiro espetáculo, o espetáculo da luta pela vida e não da dor”, afirma.
Com suas obras, intituladas Dama e Rosalinda, carregadas por elementos como flores, cactos, pássaros, borboletas e cores vivas, Eloisa explora elementos simbólicos do mundo dolorido de Frida que a artista contrapõe com a sua divertida forma de se expressar. “Traduzo a desconstrução estética que Frida Kahlo explorou ao longo de sua jornada artística, em que, para lidar com a intensidade de suas frustrações de ordens física e emocional, ela se utilizava de traços, cores e vestimentas como matérias-primas para expressar sua essência”, conjectura ela, que imprimiu também às telas um forte vínculo com a atmosfera circense, universo em que a artista se inspira desde sempre.
A abertura da mostra marcou ainda a reabertura do antigo Complexo Funarte, agora batizado como Eixo Cultural Ibero-americano, na Galeria Fayga Ostrowera, sede das iniciativas ibero-americanas que serão realizadas no âmbito do programa “Brasília Ibero-Americana da Cultura”, em 2022. A exposição tem entrada franca e segue aberta ao público até o dia 31 de março.
Serviço:
Exposição Maravilhas do México
Quando: até 31/03
Onde: Galeria Fayga Ostrowera (Antigo Complexo Cultural Funarte) – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – Lote 2, SDC – Brasília, DF, 70070-350
Horários: de sexta a domingo, das 10h às 17h
*Entrada gratuita