CASA - 08/01/2019

Urban Arts em Goiânia aposta no amadurecimento do mercado regional

Inaugurada pelos irmãos Filipe e Johana Câmara, galeria conecta artistas independentes com clientes que querem arte autoral em casa



Julie Tsukada

Os irmãos Filipe e Johana Câmara (Foto: Tobias Ragonesi)

Arte autoral pode ser acessível? Sim! Para a Urban Arts, franquia de galeria de artes, isso já é uma realidade. Fundada por André Diniz em 2009, a empresa começou apenas com vendas online e, dois anos depois, abriu sua primeira unidade física, na badalada Rua Oscar Freire, em São Paulo. De lá para cá, já são 18 lojas espalhadas por todo o Brasil - a de Goiânia foi inaugurada em junho deste ano.

Quem toma conta dos negócios por aqui são os irmãos Filipe e Johana Câmara. Ele, arquiteto, e ela, administradora, se complementam à frente da gestão da unidade, localizada estrategicamente na Alameda Dom Emanuel Gomes, no Setor Marista, point badalado de renomadas lojas do mercado de decoração e moda na capital.

O primeiro contato com a marca veio de Filipe. Em 2012, morando em São Paulo, ele foi convidado por dois amigos arquitetos que, na ocasião, realizavam uma exposição de fotos na franquia. Em 2016, de volta à Goiânia, ele e a irmã, Johana, prospectaram diferentes ideias de negócio e optaram pela galeria de artes.

A intenção dos irmãos é criar um ponto de referência de arte em Goiânia (Foto: Tobias Ragonesi)

O empreendimento chega à capital em um momento em que o mercado de arte goiano tem crescido cada vez mais. Goiânia se abre para novos eventos, galerias e formas de fazer arte, como feiras, exposições e mostras nos mais diversos lugares. A inauguração da franquia só contribui para somar e fortalecer este trabalho. “Não queremos ser só uma loja, mas um ponto de referência de arte na cidade”, salienta Filipe.

Com mais de 4 mil artistas catalogados e 80 mil obras disponíveis, a Urban Arts é um jeito novo de consumir arte, que conecta artistas independentes com clientes que querem ter arte autoral em casa. “É uma franquia moderna, com um produto inovador. Quem quer valorizar o artista pode comprar arte com a gente, pois vai estar fazendo isso”, explica Filipe. “Todas as obras são identificadas com o nome do artista e a quantidade de vezes que aquela arte foi reproduzida”, complementa Johana.

Curadoria

Para ter seu trabalho exposto, basta o artista cadastrá-lo no site da empresa, seguindo a resolução e formato determinados. Depois, é feita uma curadoria e as peças aprovadas ficam disponíveis no acervo digital de todas as franquias.

Em quatro meses de empresa, Johana conta que vários artistas goianos já se cadastraram. Filipe arremata: “Nós prospectamos muitos artistas e fotógrafos daqui para virem para a franquia e terem suas artes expostas com a gente. Queremos arte de pessoas que nós conhecemos”.

Além de vender vários formatos de arte, a galeria também permite encomendar trabalhos sob medida (Foto: Tobias Ragonesi)

A galeria oferece quadros, prints, pôsters, lambe-lambe e almofadas, produzidos em São Paulo, sede da marca. Os produtos têm tiragem limitada, pois o acervo está em constante mudança. Também é possível encomendar trabalhos sob medida, com tamanho, formato, material e moldura escolhidos a partir de opções do site.

A Urban Arts também sedia cursos e workshops relacionados à arte na própria galeria. Em Goiânia, desde a inauguração, foram realizados dois: um de esculturas, com os artistas Samuel Caixeta e Rodrigo Graça, e outro de fotografia móvel, com Danielle Fernandes, da Fotografia de Luxo.

Urban Arts
Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, Qd. 236 Lt. 16, Setor Marista.
Contato: (62) 3923-0290
Instagram: @urbanarts_goiania
Site:https://www.urbanarts.com.br/

Veja também